PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS EM CASOS DE DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL SOB O VIÉS DA SEGURANÇA PÚBLICA COMO DIREITO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/sxsjhb84

Resumo

Este artigo analisa a atuação dos agentes de segurança pública nos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, compreendendo-os como integrantes do sistema de garantias de direitos e como agentes promotores do direito fundamental social à segurança pública. Parte-se da hipótese de que as ações estatais voltadas à busca e localização de crianças e adolescentes desaparecidos — ainda que enfrentem entraves de ordem política, jurídica e técnica — representam formas concretas de efetivação do direito à segurança pública, nos moldes previstos pela Constituição de 1988. Com base em uma abordagem qualitativa, utilizando o método dedutivo, o procedimento monográfico e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa estrutura um constructo teórico que relaciona a segurança pública como direito prestacional com a atuação técnico-procedimental das polícias civis. Conclui-se que a busca ativa por crianças e adolescentes desaparecidos, além de responder a um imperativo legal, constitui instrumento de proteção da dignidade humana e de promoção da confiança social no Estado, sendo, portanto, expressão do compromisso estatal com o direito fundamental social à segurança pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Gesta Leal, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

    Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pela Universidad Nacional de
    Buenos Aires. Mestre em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa cruz – USC. Graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade de Santa Cruz do Sul e da Fundação Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

  • Ana Lara Cândido Becker de Carvalho, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

    Mestranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Pós-graduada em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas, em Direito de Família, em Direito Médico e da Saúde, em Direitos Humanos, em Direito e Políticas Públicas e em Docência Jurídica.

Downloads

Publicado

2025-10-03

Como Citar

PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS EM CASOS DE DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL SOB O VIÉS DA SEGURANÇA PÚBLICA COMO DIREITO SOCIAL. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 429–452, 2025. DOI: 10.22409/sxsjhb84. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/63003. Acesso em: 5 dez. 2025.