DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO

o desafio da conciliação dos direitos humanos em sociedades culturalmente diversas

Autores

  • Bárbara Inocêncio do Nascimento Paixão Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v27i1.63647

Resumo

O dilema que surge entre a aplicação universal dos direitos humanos e o multiculturalismo é um tópico amplamente debatido diante de um cenário mundial influenciado pelo fenômeno da globalização, realidade que levanta debates acerca da capacidade desses preceitos de abarcar as peculiaridades culturais de cada povo, minimizando o “choque de civilizações” e evitando a supressão da cultura local. Nesse sentido, com fundamento em um estudo predominantemente bibliográfico, o presente trabalho busca compreender o paradoxo existente entre os direitos humanos e a pluralidade cultural, de modo a buscar um equilíbrio entre o respeito e a garantia da multiculturalidade e suas práticas, e a proteção da dignidade do ser humano, evitando com que a natureza humana seja violada em função de uma manifestação cultural. Para tanto realizará um estudo acerca da história dos direitos humanos e o modo como se deu a sua disseminação no contexto mundial; analisará a forma como os direitos humanos, carregados de valores éticos e morais ocidentais, podem causar um choque de civilizações diante de conflitos e incompatibilidades culturais; e estabelecerá uma maneira de proteger a dignidade inerente à natureza humana e, ao mesmo tempo, resguardar a pluralidade cultural existente no âmbito global. Conclui-se que os direitos humanos devem ser construídos a partir de um diálogo intercultural, de modo a abarcar as peculiaridades das diferentes comunidades locais, sem, contudo, impedir a concretização da dimensão básica da dignidade humana, pensando a unidade na pluralidade de suas formas particulares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Inocêncio do Nascimento Paixão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Palmas.

  • Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutor em Direito das Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Advogado. Professor do Programa de Pós-Graduação em "Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos", desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Escola Superior de Magistratura Tocantinense (ESMAT). Professor na graduação em Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO: o desafio da conciliação dos direitos humanos em sociedades culturalmente diversas. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 221–242, 2025. DOI: 10.22409/conflu.v27i1.63647. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/63647. Acesso em: 6 dez. 2025.