Publicado o segundo número de 2023!
É com imensa alegria que publicamos a edição de agosto de 2023 da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito!
Read more about Publicado o segundo número de 2023!
#confluencias #revistaconfluenciasuff
Confluências | Interdisciplinary Review of Sociology and Law publishes original research articles (in Portuguese, English and Spanish), translations and review essays that contribute to the understanding of sociolegal processes. Confluências provides a forum for interdisciplinary sociolegal studies focusing on empirical approches applied to law and theoretical developments about legal institutions, the legal profession, and legal processes. It welcomes contributions from all areas of socio-legal study and social sciences which permits to explore and expand the boundaries of law and legal studies. All articles will be refereed.
É com imensa alegria que publicamos a edição de agosto de 2023 da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito!
Read More Read more about Publicado o segundo número de 2023!
É com imensa alegria que publicamos o volume 27, nº 2, da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito!
Esta edição – particularmente crítica, permeada por afetos e consubstanciada em densa produção intelectual coletiva – para além de artigos recebidos em fluxo contínuo, conta com o Dossiê Especial do Observatório Fundiário Fluminense (OBFF/UFF). Este Dossiê foi organizado por Ana Maria Motta Ribeiro, decana do Departamento de Sociologia e Metodologia de Ciências Sociais, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e coordenadora do Observatório Fundiário Fluminense da UFF, conjuntamente com seus orientandos e ex-orientandos Elizabeth Arruda, Geraldo Miranda Pinto Neto, Mauricio Correia Silva e Thaís Henriques Dias.
Em um mosaico de palavras, signos, significantes e embasamentos teórico-metodológicos adotados por Ana Motta, podemos dizer, em apertada síntese, que o Dossiê traduz “um exercício de ‘alteridade colegiada” comprometido com a teoria crítica dentro do paradigma do Materialismo Histórico Dialético e, a partir dele, demais paradigmas da Grande Sociologia, que reflete uma Academia Militante e uma Sociologia Viva, esta enquanto experiência metodológica, sempre comprometida com o pensar, expor, transgredir e denunciar.
Os textos e os contextos analisados nos papers sãos diversos, mas têm como linha condutora o foco nos conflitos urbanos e rurais, suas tensões e resistências, a partir da perspectiva “de baixo” e por meio de pensamento decolonial.
Como próprio e constitutivo da mulher, ser político e professora Ana Motta Ribeiro, trata-se de um Dossiê pungente que alinhava ensino e aprendizado, pesquisa e extensão, com reflexões atávicas à Linha de Pesquisa Conflitos Socioambientais Rurais e Urbanos do PPGSD/UFF.
Agregando uma linhagem de alunos e ex-alunos, da graduação e da pós-graduação, colegas e parceiros, o Dossiê que apresentamos espelha uma espécie de coroamento por toda uma trajetória de uma docente plural, comprometida com o ensino superior, com a Universidade pública e gratuita, com o pensamento crítico e interdisciplinar. Como não poderia deixar de ser, são também tônicas do Dossiê as diversas pontes entre o conhecimento científico e os saberes locais, as lutas e as resistências de grupos subalternizados e oprimidos e, em última (ou primeira) análise, o compromisso com a transformação social.
Nossos sinceros agradecimentos a Barbara Reboredo, Bernardo Belmont, Daniel Bernardo da Silva, Éden Lintomen, Elizabeth Arruda, Gabriel Ley, Giovanna de Lima, Loyde Cruz e Matheus Machado, alunos da graduação da UFF, pela preciosa contribuição nas revisões dos artigos desta edição.
À equipe Editorial da Revista Confluências, obrigada e parabéns por mais este belo trabalho construído por diversas mãos e pela realização de oficina de formação de revisores!
Emocionada e honrada em escrever estas palavras, como Editora Chefe, hoje colega de Universidade, mas também ex-aluna (formada pelo trabalho docente, afeto no conduzir, fulgentes reflexões e livre pensar de Ana Motta), em nome de toda Equipe Editorial da Confluências e do PPGSD, espero que os leitores se deleitem com as diversas vozes que assinam e as que ecoam nesta primorosa Edição!
Carolina Pereira Lins Mesquita e Equipe Editorial