DA FRONTEIRA À MARGEM
os desafios da luta por moradia entre migrantes venezuelanos em Boa Vista - RR
DOI:
https://doi.org/10.22409/kry4tf54Resumen
Este artigo analisa os desafios enfrentados pelos migrantes venezuelanos no estado de Roraima, com ênfase no direito à moradia e na efetividade das políticas públicas voltadas à integração social. A intensificação da migração a partir de 2015 está diretamente relacionada à crise estrutural vivenciada pela Venezuela, marcada por fatores econômicos, políticos e institucionais, inserida em um contexto de desigualdades globais e deslocamentos forçados decorrentes das contradições do sistema neoliberal. Nesse cenário, a chegada contínua de migrantes venezuelanos em Boa Vista - RR impôs novos desafios ao poder público, especialmente no que se refere à garantia de uma inserção digna desses indivíduos no espaço urbano, em conformidade com o direito à moradia previsto no ordenamento jurídico brasileiro. A pesquisa adota uma abordagem mista, fundamentada em revisão bibliográfica de obras acadêmicas, teses, dissertações, legislações nacionais, tratados internacionais e relatórios elaborados pelo governo estadual de Roraima, pela Prefeitura de Boa Vista e por organizações internacionais. Além disso, foi realizado um levantamento etnográfico virtual, de caráter quantitativo e qualitativo, nas plataformas OLX e Facebook Marketplace, com o objetivo de identificar práticas discriminatórias no mercado de locação e venda de imóveis que limitam o acesso à moradia da população migrante.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Anna Carolina Cunha Pinto, Daniele Lopes Silva, Henrique Torquato Bezerra , Yan Gardson da Cruz Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.




