O ensino jurídico em Portugal: Um estudo de caso sobre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Autores/as

  • Córa Hisae Hagino Doutoranda do Programa em “Direito, Justiça e Cidadania no século XXI” do CES-UC em Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu12i2.p125

Palabras clave:

Ensino jurídico, currículos, violência simbólica

Resumen

O tema deste artigo é o ensino jurídico na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o que engloba o direito, a educação e a prática pedagógica. Na primeira parte do artigo, utilizo como referencial teórico os trabalhos de Pierre Bourdieu e Basil Bernstein. Apresento, ainda, alguns resultados preliminares oriundos da análise curricular e da observação participante. O objetivo central é realizar uma análise do ensino na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com ênfase nos currículos e práticas pedagógicas, a fim de compreender a lógica de reprodução dos discursos jurídico e pedagógicos da Escola de Direito de Coimbra.

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Publicado

2012-10-28

Cómo citar

Hisae Hagino, C. (2012). O ensino jurídico em Portugal: Um estudo de caso sobre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 12(2), 178-192. https://doi.org/10.22409/conflu12i2.p125