(IN)DEFESA

observações exploratórias sobre a atuação de defensores públicos em processos de execução penal

Autores/as

  • Rafael Godoi Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.62211

Resumen

O artigo explora o caráter paradoxal da atuação de defensores públicos em varas de execução penal de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos últimos anos. É fruto de um trabalho de sistematização de experiências de pesquisa diversas: uma investigação etnográfica junto à Defensoria Pública paulista e uma pesquisa documental sobre a execução penal fluminense, com um olhar especialmente voltado para a atuação dos defensores públicos na defesa de direitos difusos e coletivos das pessoas presas, bem como na defesa dos direitos subjetivos dos sentenciados. Após ponderar sobre o papel da assistência jurídica pública no sistema de justiça criminal brasileiro, o artigo explora a atuação dos defensores públicos em momentos decisivos da execução penal — quais sejam, o requerimento de benefícios, a verificação de registros processuais, a observação de prazos e a defesa em processos disciplinares. Na fase processual da execução penal, é possível perceber como a intervenção da Defensoria se mostra essencial, por desencadear direitos que fazem a população carcerária fluir pelos espaços de reclusão, ao mesmo tempo, em que figura como totalmente incapaz de fazer com que o sistema de justiça observe devidamente os mais básicos direitos subjetivos de um sentenciado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Godoi, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor de sociologia do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista produtividade UEMA e coordenador do grupo de pesquisa "Cidade e Prisão". Pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU/UFRJ). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e mestre em Sociologia pela mesma instituição. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio Janeiro e no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Fez ainda especialização em Investigação Etnográfica, Teoria Antropológica e Relações Interculturais na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Tem interesse em sociologia da punição, sociologia urbana, sociologia do direito, teoria sociológica e métodos qualitativos de pesquisa. 

##submission.downloads##

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Godoi, R. (2024). (IN)DEFESA: observações exploratórias sobre a atuação de defensores públicos em processos de execução penal. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 26(2), 180-204. https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.62211