O BLOQUEIO JUDICIAL DE APLICAÇÕES DE INTERNET NO BRASIL E O DIREITO À INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE EM REDE

Autores/as

  • João Pedro Seefeldt Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luiz Henrique Silveira dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Otávio Augusto Milani Nunes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.62929

Resumen

Em uma sociedade cada vez mais conectada em rede, o direito à informação assume um papel central na promoção da democracia e da participação cidadã. Nesse contexto, os aplicativos de mensageria se tornaram importantes ferramentas de comunicação, mas também têm suscitado desafios, especialmente quando se trata de medidas judiciais de bloqueio. O problema da pesquisa consiste em analisar quais os limites e desafios do direito ao acesso à informação diante de medidas judiciais de bloqueio de aplicativos de mensagerias no contexto da sociedade em rede. O objetivo geral é analisar como o direito ao acesso à informação é afetado por essas medidas, tendo como objetivos específicos examinar a evolução desse direito na sociedade em rede e estudar os fundamentos das medidas de bloqueio e seus impactos. A metodologia utilizada é o método de abordagem fenomenológico-hermenêutico, com procedimento  monográfico e comparativo, e técnicas de pesquisa de documentação direta e indireta. Conclui-se que as medidas de bloqueio, embora possam ser admitidas em situações excepcionais, representam uma restrição significativa ao direito à informação, devendo ser aplicadas com cautela e proporcionalidade, levando em conta a necessidade de ponderação entre os direitos fundamentais em jogo e a busca por alternativas menos gravosas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Pedro Seefeldt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista CAPES/PROEX Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Direito pela Universidad de León – UNILEON (Espanha). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3238221565472756.

Luiz Henrique Silveira dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Registrador Substituto do Registro de Imóveis de Santa Maria – RS. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direito Informacional (NUDI/UFSM).

Otávio Augusto Milani Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Advogado. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade (GPPIC/UFSM).

##submission.downloads##

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Seefeldt, J. P., Silveira dos Santos, L. H., & Milani Nunes, O. A. (2024). O BLOQUEIO JUDICIAL DE APLICAÇÕES DE INTERNET NO BRASIL E O DIREITO À INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE EM REDE. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 26(2), 155-179. https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.62929