V. 1 N. 01 (2020): Edição comemorativa dos 45 anos do Departamento de Educação Física da UFF
O Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) completa 45 anos de existência em 2020, um ano em que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou, completamente, a rotina institucional que estávamos habituados/as, expondo o quanto nossa organização social protege com extrema desigualdade as pessoas. Ao mesmo tempo, como é marca da trajetória de constituição do IEF-UFF, coletivamente continuamos questionando a obviedade dessa situação, acentuamos a defesa da vida (de todos e todas) e assumimos temporariamente o trabalho remoto como forma de manutenção de vínculos e da existência da Universidade pública em benefício da população em geral.
Nesse contexto lançamos a Revista Fluminense de Educação Física, em formato on line, com objetivo de contribuir para a divulgação e popularização da produção científica na área de Educação Física. Com periodicidade semestral na publicação e de livre acesso – marca de uma Universidade Pública Federal –, este periódico pretende dialogar com os pesquisadores e pesquisadoras da área.
A equipe editorial é desdobramento de uma comissão que vem congregando esforços, unindo elementos para a criação de um strictu sensu no IEF-UFF e não chega sozinha nesse momento de lançamento do primeiro número. Através de seminários internos, semestralmente realizados, dialogamos com o conjunto da comunidade acadêmica do nosso Instituto. O conselho editorial, ainda em formação, é composto por docentes de diferentes instituições no Brasil, assim como por uma Professora de Universidade na Argentina.
Desde o início pensávamos os dois primeiros números com um tom comemorativo, dando visibilidade a uma composição institucional que considera a vinculação histórica do que realiza, assim como a responsabilidade social com as interações e expansão das ações acadêmica efetivadas. E a pandemia não nos fez perder esse caráter, pois consideramos o trabalho como criação da vida, ferramenta de intervenção social e o serviço público como atuação profissional em benefício e bem estar de todos/as e de qualquer um.
Com essas características, com a alegria que marca a potência da vida e, com a convicção de que só a resistência barra o conservadorismo, esse número conta com artigo da Professora Celi Nelza Zulke Taffarel, o qual traz um panorama da formação profissional; apresenta entrevista realizada pela Professora Martha Lenora Queiroz Copolillo com a Professora Aída Menezes dos Santos; compartilha histórico que os Professores Waldyr Lins de Castro e Nelson Teixeira de Carvalho escrevem sobre a Revista Perspectivas em Educação Física Escolar; disponibiliza a resenha escrita pelo Professor Leonardo Mattos da Motta Silva, pela qual apresenta obra que coloca a Licenciatura em Educação Física da UFF em foco; destaca os resumos das respectivas dissertações de metrado de Rosana Pena de Sá, formada pela Licenciatura em Educação Física e André dos Santos Souza Cavalcanti, Especialista em Educação Física Escolar, egressos dos cursos sob a responsabilidade do IEF-UFF e que continuaram sua formação; divulga a dinâmica da extensão realizada no IEF-UFF através do texto dos Professores Aurélio Pitanga Vianna e Paulo Antonio Cresciulo de Almeida e; oferece um panorama da pesquisa no IEF-UFF pelo texto da Professora Rosa Malena de Araújo Carvalho.
Celebramos, portanto, expondo algumas narrativas de parte de nossa trajetória institucional e, ao fazê-lo compartilhamos o realizado e o colocamos em forma de avaliação.
Convidamos à leitura e ao diálogo, assim como a publicarem conosco.
Dezembro de 2020
Equipe Editorial
Créditos da capa:
* Arte: Micheli Ghiggi; Renata H. Ghiggi Eidelwein (Relações Públicas).
Foto de fundo: acervo de Rosa Malena Carvalho (aula em outubro de 2011, pela disciplina "jogo, brinquedo e brincadeira" - graduação em educação física da UFF)