Notícias

Dossiê Educação na Pandemia - NOVO Prazo: 13/02/2023

2022-11-22

NOVO PRAZO

A Revista EnFil, do grupo de Pesquisa NUFIPE/UFF, em parceria junto ao Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE) e Sindicato dos Professores de Niterói e Região (Sinpro), recebe até o dia 13.02.2023, artigos pertinentes ao Dossiê “Educação na Pandemia”. A Covid-19 expressou, de forma ainda mais dramática, a crise econômica e o neofascismo bolsonarista. A ampliação da pobreza, os cortes orçamentários sobre a educação, a fome, o negacionismo científico ensejaram à educação um contexto de dramáticas dificuldades: evasão escolar, precarização do trabalho, adoecimento físico e psicológico, assédio, falecimento de membros da comunidade escolar, ensino remoto, etc. Refletir sobretudo sobre as formas de resistência no campo da Educação Popular, estudos críticos sobre trabalho, capitalismo, emancipação humana e a relação trabalho e educação.
Submissão: https://periodicos.uff.br/enfil/about/submissions

 

Saiba mais sobre Dossiê Educação na Pandemia - NOVO Prazo: 13/02/2023

Edição Atual

n. 15 (10): DOSSIÊ: CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
					Visualizar n. 15 (10): DOSSIÊ: CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

Há cinquenta e um anos Eduardo Galeano perguntava “¿El pasado es mudo? ¿O continuamos siendo sordos?”. Com essa pergunta-chave em mente o dossiê de En_Fil “Cultura, Educação, Arte e Política na América Latina: revisões analíticas e atualizações críticas” busca dar conta de atender ao menos em parte o que talvez o escritor uruguaio estivesse procurando quando publicou o emblemático “As veias abertas da América Latina”. Nesse contexto, mais especificamente, o dossiê se volta para os estudos teóricos e/ou relatos de experiência sobre a cultura em geral, as poéticas visuais, literárias e musicais, as artes cênicas, a educação estética e a política educacional na América Latina, abrindo-se para o debate sobre as grandes questões que neste século vêm se debruçando sobre a diversidade de questões tendo a inclusão social como referência.  

Publicado: 2022-09-17
Ver Todas as Edições