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Chamada para o dossiê "Trabalho e Saúde dos profissionais da educação: um panorama urgente"

2025-07-06

Diante da ampliação substantiva do adoecimento de profissionais da educação no Brasil e no mundo, a revista Enfil convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuir para o dossiê “. A proposta é promover o debate em torno da relação entre trabalho em instituições educativas e saúde do trabalhador, considerando a multiplicidade dos trabalhadores organizados em torno de atividades educativas formais e de manifestação e percepção do adoecimento por esses próprios trabalhadores.

Submissão via sistema da revista: https://periodicos.uff.br/enfil/information/authors

Normas para publicação: https://periodicos.uff.br/enfil/about/submissions

Contamos com sua contribuição para fortalecer o debate crítico sobre a situação dos profissionais da educação e a resistência na luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e voltada aos interesses da classe trabalhadora.

Saiba mais sobre Chamada para o dossiê "Trabalho e Saúde dos profissionais da educação: um panorama urgente"

Edição Atual

v. 12 n. 20 (2025): ESTUDOS DA RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E EDUCAÇÃO COM FOCO NA PRESENÇA DE EVANGÉLICOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL
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O objetivo deste dossiê é explorar as múltiplas dimensões e implicações da intersecção entre religião, especificamente o movimento evangélico, e a educação. Buscamos artigos que abordem, entre outros aspectos, a influência dos evangélicos nas políticas públicas educacionais, o impacto de suas visões de mundo nas práticas pedagógicas, e as tensões e diálogos entre a laicidade do Estado e a presença religiosa nas escolas.

Publicado: 2025-02-26

EDITORIAL

  • OS EVANGÉLICOS NEOFASCISTAS NA EDUCAÇÃO: UMA DISPUTA DE HEGEMONIA

    Luiz Augusto Gomes, Reginaldo Costa, Rodrigo Lima
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.66756

ENTREVISTAS

  • ENTREVISTA COM ANA BEATRIZ QUIROGA POR ANNA CLARA GRANADO E MAÍRA INDIO DO BRASIL

    Anna Clara Granado, Maíra Indio do Brasil
    160-165
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.66758

NÚMERO TEMÁTICO

  • GRAMSCI E FREIRE: UM DIÁLOGO ACERCA DA FILOSOFIA DA PRÁXIS E DA LIBERTAÇÃO

    Janiara de Lima Medeiros, Silvio Marcos Dias Santos
    9-21
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65584
  • OS “DEZ MANDAMENTOS” NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA LUISIANA ANTECEDENTES E IMPLICAÇÕES PARA A LAICIDADE ESTADUNIDENSE

    Rafael Venturini Trindade
    22-39
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.64960
  • PAULO FREIRE EM LETRA DE FORMA MEMÓRIA INSTITUCIONAL REESCRITA COMO EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL DA PEDAGOGIA PROGRESSISTA NO EXERCÍCIO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃOLISTA

    Artur de Morais Silva
    40-56
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65361
  • “EU VIM PARA DEUS PELO AMOR” RELATOS E ANÁLISES DE CASOS DA PRESENÇA EVANGÉLICA NA EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE, RJ

    Samuel Barbosa Junior, Letícia Anderson, Maria Luiza Afrizio
    57-73
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65417
  • A OFENSIVA FASCISTIZANTE DO SEGMENTO EVANGÉLICO NO BRASIL UMA ANÁLISE A PARTIR DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2019-2022)

    Luiza Colombo
    74-102
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65650
  • “SE TIVESSE MENOS EXU, A GENTE FAZIA” NARRATIVA DE UMA TENTATIVA DE ENCENAÇÃO DA MITOLOGIA YORUBÁ NO IFF CABO FRIO

    Clarice Cruz Terra
    103-120
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65392
  • A EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E LAICIDADE: UMA ANÁLISE DAS PAUTAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR.

    Marcio de Oliveira Ramos , Sylvia Pillar Oliveira Tassis Frasson
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.65445
  • EDUCAÇÃO DA INTUIÇÃO SENSÍVEL: RESGATANDO A VERDADE NO CAPITALISMO DIGITAL

    Tomas Guillermo Polo
    135-153
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.64712

RESENHAS

  • DEMOCRACIA PARA QUEM? ENSAIOS DE RESISTÊNCIA

    Anna Clara Granado, Maíra Indio do Brasil
    154-159
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v12i20.66757

MEMÓRIA E DOCUMENTO

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Convocação de Textos para Dossiê de Revista: Estudos da Relação entre
Religião e Educação com Foco na Presença de Evangélicos na Política

Educacional

A Revista [Nome da Revista] tem o prazer de anunciar a convocação de textos para
compor um dossiê especial dedicado aos estudos da relação entre religião e
educação, com ênfase na presença e influência dos evangélicos na política
educacional.
Objetivo do Dossiê
O objetivo deste dossiê é explorar as múltiplas dimensões e implicações da
intersecção entre religião, especificamente o movimento evangélico, e a educação.
Buscamos artigos que abordem, entre outros aspectos, a influência dos evangélicos
nas políticas públicas educacionais, o impacto de suas visões de mundo nas práticas
pedagógicas, e as tensões e diálogos entre a laicidade do Estado e a presença
religiosa nas escolas.
Temas de Interesse
Os temas de interesse incluem, mas não se limitam a:
- História e Evolução da Presença Evangélica na Educação: Análise histórica da
participação dos evangélicos na educação brasileira e suas transformações ao longo
do tempo.
- Políticas Públicas e Influência Evangélica: Estudos sobre a influência de líderes e
organizações evangélicas na formulação de políticas educacionais.
- Práticas Pedagógicas e Currículos: Investigação sobre como a visão de mundo
evangélica impacta currículos escolares e práticas pedagógicas.
- Tensões entre Laicidade e Religião: Análise das tensões e diálogos entre a laicidade
do Estado e a presença de princípios religiosos nas escolas.
- Evangélicos e Movimentos Sociais na Educação: O papel dos evangélicos em
movimentos sociais que impactam a educação, como o homeschooling e a escola sem
partido.
- Estudos de Caso: Relatos e análises de casos específicos que exemplifiquem a
presença evangélica na educação.
Submissão de Textos

Os textos devem ser enviados em conformidade com as diretrizes editoriais da Revista
[Nome da Revista], disponíveis em nosso site [link para diretrizes]. Os artigos serão
submetidos a um processo de revisão por pares e devem ser inéditos.
Prazos
- Data limite para submissão de artigos: 15/10/2024
- Notificação de aceitação**: a partir de 16/10/2024
- Publicação do dossiê: novembro/dezembro de 2024
Instruções para Submissão
Os manuscritos devem ser enviados por meio do nosso sistema de submissão online
[link para submissão]. Cada submissão deve incluir:
- Um resumo de até 250 palavras.
- De 3 a 5 palavras-chave.
- O artigo completo, com extensão de [número] a [número] palavras.
Esperamos receber contribuições que enriqueçam o debate e promovam um
entendimento mais profundo da complexa relação entre religião e educação no
contexto contemporâneo.

Atenciosamente,