LUTAR, RESISTIR E ESPERANÇAR: O PENSAMENTO FREIRIANO NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA

Authors

  • Nayara Alves Macedo UERJ/FFP
  • Maria Tereza Goudard Tavares Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade Formação de Professores
  • Florentino Maria Lourenço Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.56091

Abstract

Abstract:

The present article, written in dark and at the same time hopeful times in Brazil, exactly ten days before the presidential elections, aims to reiterate utopian forces and energies to affirm our word as teachers who carry the "school in their soul", in dialogue with Paulo Freire. We understand that, despite the sadness and indignation due to the political, economic and epidemiological context in the country, in Latin America and Africa, it becomes fundamental to affirm processes of struggle and hope as raw material for the affirmation of life and construction of projects of national sovereignty.   

Keywords: Freirian thought; Pedagogies of the South; Networks of Resistance.

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Author Biographies

Nayara Alves Macedo, UERJ/FFP

Doutoranda em Educação (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP), Mestre em Educação (UERJ/FFP). Pós graduada em Literatura Infantil (UFF) .Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professora ensino básico técnico e tecnológico - Colégio Pedro II, no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR). E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade Formação de Professores

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1980), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp sob a supervisão da profª. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria/GEPEDISC/Unicamp, no período de 2013 a 2014. Atualmente é pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenando o Grupo de Estudos e Pesquisas- Infância(s), Formação de Professores/as e Diversidade Cultural- GIFORDIC/UERJ/PPGedu.Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, sendo professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora Procientista da UERJ/Faperj desde 1999. É atualmente coordenadora do GT Educação Popular da ANPED(2091-2021) além de ser professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação -Processos Formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu/FFP/UERJ. Possui experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores(as) de educação infantil, educação popular, direito à cidade e educação da(s) infância(s) em periferias urbanas.

Florentino Maria Lourenço, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores. Possui mestrado em Pedagogia e Didactica pela Universidade Metodista Unida de Mocambique(2020).

Published

2023-04-05