A VISÃO DOS GESTOS: CORPO, ARTE E CONHECIMENTO EM O OLHO E O ESPÍRITO DE MERLEAU-PONTY
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v3i5.44308Abstract
As vinculações entre corpo, arte e conhecimento desenvolvidas por Merleau-Ponty em sua derradeira obra concluída em vida, O olho e o espírito (L’oeil et l’esprit), estão densamente vinculadas ao problema central da sua filosofia, a percepção. Por conseguinte, no pensamento do filósofo, questões complexas como: representação-percepção, alma-corpo e ciência-filosofia, aparecem imbricadas. Desse modo, pretendemos desenvolver neste artigo uma breve discussão em torno da percepção, entendida enquanto movimento do corpo. Para isso, inicialmente centramos nossas análises na crítica ao espírito científico, estabelecidas na primeira parte do escrito e, posteriormente, dedicamos nossas reflexões à arte, especificamente a pintura tematizada por Merleau-Ponty, e sua relação com uma proposta de acesso ao conhecimento por meio da sensível.
Palavras-Chave: Representação-percepção; Alma-corpo; Ciência-filosofia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. 2. ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
_________.La Dioptrique. In: Œuvres completes, coll. Bibliothèque de la Pléiade, Paris, Gallimard, 1996.
FALABRETTI, Ericson. A pintura como paradigma da percepção. Dois pontos. Revista dos departamentos de filosofia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de São Carlos, v. 9, n. 1, p. 201-226, 2012.
FURLAN, Reinaldo; ROZESTRATEN, Annie Simões. Arte em Merleau-Ponty. Revista Natureza humana, São Paulo, v.7, n.1, p. 59-93, 2005.
LEFORT, Claude. “Maurice Merleau-Ponty.” In: ENCYCLOPEDIE de la Pleiade. Histoire de la philosophie III. Paris: Gallimard, 1999. v. 2.
________. Prefácio. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 9-13. (Coleção Cosac Naif Portátil).
MAILLARD, Chantal. La razón estética. Barcelona: Editorial Laertes, 1998.
MERLEAU-PONTY, M.A dúvida de Cézanne. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013a. (Coleção Cosac Naif Portátil).
___________. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013b. (Coleção Cosac Naif Portátil).
___________.O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013c. (Coleção Cosac Naif Portátil).
__________.O visível e o invisível. Tradução José Arthur Gianotti e Armando Mora de Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Tomo II. 2. ed.São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. Merleau-Ponty leitor dos clássicos. Dois pontos. Revista dos departamentos de filosofia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de São Carlos, v. 9, n. 1, p. 97-119, 2012.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. O olhar, o corpo, a arte: uma narrativa fenomenológica. In: NÓBREGA, T. P. (Org.). Escritos sobre o corpo diálogos entre arte ciência filosofia e educação. Natal: Editora da UFRN, 2009. p. 19-31.
___________. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência).
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.