DIFICULDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DR. LUIZ GAMA

Autores

  • Caio Augusto Rocha da Silva
  • Glayce Nascimento da Silva
  • Matheus Guarino Sant’Anna Lima de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi12.47804

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a realidade social e como ela impactou a rotina de estudos dos estudantes do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama, uma vez que havia originalmente um planejamento para aulas e atividades presenciais, que foram diretamente afetadas devido à pandemia de Covid-19. Inicialmente, foi previsto um ano letivo no pré-vestibular, com inicialmente 800 estudantes, o que se transformou em 283 inscrições para o acompanhamento das atividades propostas para suprir a demanda que fosse possível de forma remota. Pode-se enxergar uma queda exponencial no quantitativo de estudantes que, pelos mais variados motivos, descontinuaram o acompanhamento do pré-vestibular. Pelos fatos descritos até aqui, foi necessário articular esse levantamento com os estudantes presentes, com o intuito de, por meio de um espaço amostral, ainda que reduzido, verificar quais motivos possam ter contribuído para a persistência ou desistência da rotina de estudos dos estudantes do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama. Para esse trabalho, foi utilizado as respostas dos estudantes no formulário de inscrição, além de uma pesquisa feita pelos autores deste artigo junto aos estudantes, e relatos das discussões ocorridas com os demais educadores do pré-vestibular. A partir disso, foi concluído que muito ainda tem que ser discutido ao tratar sobre dificuldades no acesso a educação e tecnologia e precisa ser iniciado um debate sobre a educação popular nos meios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-24