Territorialidades LGBTQIA+ em uma escola

invisibilidades e estratégias de resistência a partir do ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i17.52304

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, territorialidades LGBTQIA , Gênero, Invisibilidade

Resumo

Este artigo propõe discutir o espaço escolar a partir das noções geográficas de território e de territorialidade como expressão de práticas espaciais mobilizadoras da discussão de gênero e de sexualidade, dando ênfase a grupos de estudantes LGBTQIA+. Estes que por muitos componentes da comunidade escolar são considerados desviantes aos padrões socioculturais heteronormativos e hegemônicos e vêm enfrentando nas últimas décadas um apagamento por parte de políticas educacionais que se posicionam claramente sobre a inclusão e diversidade no âmbito dessas discussões. Para tanto, elegemos o conceito de território (e seus derivativos: territorialidades e territórios vividos) como direcionamento para o estudo, visto que as práticas espaciais se tornam experiências “marginais” implicando na quebra de barreiras, geração de conflitos e na construção de territorialidades a partir de relações de poder.

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Biografia do Autor

Edjango Lima Freitas, Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/UUCG); Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Território e Redes (GTTER).

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) do Centro de Educação e aos Programas de Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF) e PPGEO. Tem atuado na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, com os seguintes temas: Metodologias de Pesquisa e Ensino, Fenomenologia, Estágio e Práticas, Formação de Professores, além de investigar as Linguagens Contemporâneas no (do) Ensino de Geografia, com enfâse na Fotografia. É pesquisador da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, Geografias e Educação" - Coordenador do Pólo Natal.

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

FREITAS, E. L.; FERNANDEZ, P. S. M. Territorialidades LGBTQIA+ em uma escola: invisibilidades e estratégias de resistência a partir do ensino de Geografia. Ensaios de Geografia, v. 8, n. 17, p. 39-58, 31 jul. 2022.