Um estudo de caso sobre as percepções de docentes do Ensino Superior de Santa Maria/RS sobre a utilização do livro didático de Geografia na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61398Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino de Geografia, Livro didáticoResumo
Pensar a respeito da utilização do livro didático de Geografia no contexto educacional vigente é importante e, ao mesmo tempo, necessário. Emergem, atualmente, discussões bastante controversas em torno do uso desse material, envolvendo as suas possibilidades, limitações e/ou repercussões para a Educação Geográfica. Assim, o foco do presente artigo foi analisar as percepções de professoras do Ensino Superior, de uma Universidade pública e outra privada, localizadas no Rio Grande do Sul, sobre a utilização do livro didático como recurso nas aulas de Geografia na contemporaneidade. Com isso, fez-se a revisão bibliográfica, a aplicação de entrevistas e foi utilizada a abordagem qualitativa para a análise dos resultados. Desse modo, verificou-se que, na visão das docentes, esse instrumento metodológico pode ser um recurso bastante favorável para a Geografia Escolar, e para muitas realidades escolares, ele torna-se indispensável, como é o caso de instituições com uma infraestrutura precária. No entanto, ele deve ser usado como meio para potencializar as aulas e não como o único recurso utilizado. Por outro lado, muitos professores de Geografia precisam lecionar em outro componente curricular, fazendo com que vários deles fiquem dependentes desse recurso para o planejamento de suas atividades. Além disso, os professores resgataram a importância de trabalhar a noção espacial dos alunos, sobretudo com as questões locais, suprindo as lacunas do livro. Por fim, destaca-se que, na percepção das docentes, os livros didáticos, assim como qualquer outro recurso de ensino, podem corroborar significativamente para o desenvolvimento das aulas, a depender bastante da forma como o professor de Geografia conduz sua aula.
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