Potencialidades da Utilização de Imagens Anáglifos na Educação Básica
os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do Brasil em 3D
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61614Palavras-chave:
Imagens Tridimensionais, Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos, Ensino de GeografiaResumo
O entendimento de que a tecnologia torna a aprendizagem envolvente para alunos e alunas não é a única justificativa para utilizá-la no ensino. No campo da Geografia, a utilização de tecnologias no ensino tem desempenhado papel relevante na construção do conhecimento geográfico. Nesse contexto, as imagens anáglifos emergem como ferramentas promissoras, capazes de proporcionar experiência visual e sensorial, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho apresenta-se uma atividade que utiliza imagens anáglifos para o ensino dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos, propostos por Aziz Ab’Saber, na educação básica. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um relato de prática, com abordagem qualitativa e descritiva. Além disso, o trabalho discute as potencialidades do uso de imagens tridimensionais no ensino de Geografia. Identificou-se, pelo menos, três benefícios no uso dessas imagens: a utilização de tecnologia acessível; a visualização tridimensional da paisagem; e o estímulo à observação. É perceptível que a visualização tridimensional proporcionada pelas imagens 3D enriquece a compreensão espacial de alunos e alunas.
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