Potencialidades da Utilização de Imagens Anáglifos na Educação Básica

os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do Brasil em 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61614

Palavras-chave:

Imagens Tridimensionais, Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos, Ensino de Geografia

Resumo

O entendimento de que a tecnologia torna a aprendizagem envolvente para alunos e alunas não é a única justificativa para utilizá-la no ensino. No campo da Geografia, a utilização de tecnologias no ensino tem desempenhado papel relevante na construção do conhecimento geográfico. Nesse contexto, as imagens anáglifos emergem como ferramentas promissoras, capazes de proporcionar experiência visual e sensorial, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho apresenta-se uma atividade que utiliza imagens anáglifos para o ensino dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos, propostos por Aziz Ab’Saber, na educação básica. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um relato de prática, com abordagem qualitativa e descritiva. Além disso, o trabalho discute as potencialidades do uso de imagens tridimensionais no ensino de Geografia. Identificou-se, pelo menos, três benefícios no uso dessas imagens: a utilização de tecnologia acessível; a visualização tridimensional da paisagem; e o estímulo à observação. É perceptível que a visualização tridimensional proporcionada pelas imagens 3D enriquece a compreensão espacial de alunos e alunas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pizzuti Savian, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Geógrafa pela Universidade de Santa Maria (UFSM), mestranda em Geografia na UFSM.

Gabrieli Taís Drews Robeck, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licencianda em Geografia pela UFSM.

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Geógrafo Licenciado pela UFSM, mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Bruna Maltauro Tomazoni, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Licenciada em Geografia pela UFSM, professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Sandra Ana Bolfe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de Geociências da UFSM.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela UFSM, professora do Departamento de Geociências da UFSM.

Referências

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BEUTING, L. A.; MANTOVANI, J. L.; BATISTA, N. L. A utilização de imagem anáglifo para caracterização de bacia hidrográfica do local de vivência: abordagem com alunos do 6º ano das escolas Alberto Pretti e Paquetá, Brusque, Santa Catarina. Revista Metodologias e Aprendizado, v. 6, p. 24-35, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/3229/2881. Acesso em: 15 jan. 2024.

BEVILAQUA, R. Novos Estudos do Letramento e Multiletramentos: Divergências e Confluências. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 05, nº 1, jan./jul., 2013. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/175.pdf. Acesso em: 17 jan. 2024.

BEZZI, M. L. Região: uma revisão historiográfica. Da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria, RS: UFSM, 2004.

BRIZZI, R. R.; SOUZA, A. P.; SANTOS, P. S.; KELLY, S. C.; COSTA, A. J. S. T. O uso de mapas anáglifos e suas potencialidades ao ensino de geomorfologia. SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia - Paisagem e geodiversidade: a valorização do patrimônio geomorfológico brasileiro, 12°, 24-30 mai. 2018, Crato/CE. Anais[...]. UGB - União da Geomorfologia Brasileira, 2018. Disponível em: https://www.sinageo.org.br/2018/trabalhos/4/4-453-391.html. Acesso em: 17 jan. 2024.

CABRAL, G. C.; LEMOS, L. M. Imagem e Geografia: a produção fotográfica como instrumento pedagógico na educação geográfica. In: ROSA, A. H.; SILVA, D. N. Debates Sobre a Formação de Professores: Práticas Pedagógicas, Saberes, Experiências e Tendências. 1ª ed. Editora Científica Digital, 2022. p. 11-126.

COPATTI, C. Pensamento pedagógico-geográfico e o ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, 2, 1–21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/65204. Acesso em: 15 jan. 2024.

COSTA, J. L. P. O; VELOSO FILHO, F. A; AQUINO, C. M. S; CASTRO, A. A. J. F.; SILVA, W. A. L. A divisão natural das paisagens vegetais do Brasil nos sistemas nacionais de classificação fitogeográfica (1824-2006). Publicações Avulsas em Conservação de Ecossistemas, v. 30, p. 1-43, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAESBAERT, R. Regionalizações brasileiras: antigos legados e novos desafios. Confins, 44, 2020. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/26401. Acesso em: 16 jan. 2024.

MAMEDE, C. G. Imagem Anaglifo: uma definição sob o ponto de vista da biofísica. 2014. 115 p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

RIZZATTI, M. Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas e Neurociências no Ensino Fundamental: a mediação (geo)tecnológica e multimodal no ensino de Geografia. 2022. 510 p. Tese (Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

RIZZATTI, M.; BATISTA, N. L. Cartas topográficas, maquetes digitais e imagens anáglifo: Contribuições ao estudo do relevo com softwares livres. Metodologias e Aprendizado, 4, 41–44, 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1727. Acesso em: 17 jan. 2024.

SANTOS, V. C. dos. O pensamento complexo sob a ótica dos multiletramentos: práticas dos Raja Gabaglia no ensino de Geografia. 2023. 120 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. Brasil, território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Ementa e cronograma da GCC 1088 – Vivências Pedagógicas III. 2019. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=12267192. Acesso em: 16 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

SAVIAN, C. P.; ROBECK, G. T. D.; SANTOS, V. C. DOS; TOMAZONI, B. M.; BOLFE, S. A.; BATISTA, N. L. Potencialidades da Utilização de Imagens Anáglifos na Educação Básica: os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do Brasil em 3D. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102320, 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)