Importância do uso e produção de material cartográfico no ensino de Geografia nas escolas secundárias em Moçambique – África

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61721

Palavras-chave:

Educação geográfica, Metodologias de ensino, Moçambique, Prática pedagógica, Recursos didáticos

Resumo

Este artigo discute a importância do uso e da produção de material cartográfico nas escolas secundárias em Moçambique. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, utilizou uma abordagem qualitativa por meio da observação da prática pedagógica no ensino de Geografia, análise e interpretação de informações empíricas obtidas através de questionários aplicados a 90 alunos do 8º ano, 18 professores de Geografia e 9 gestores pedagógicos. Além disso, a pesquisa incluiu a aplicação de atividades práticas com os alunos e professores na produção e uso de material cartográfico. A coleta de dados foi realizada em três escolas situadas em diferentes regiões do país. Os resultados revelaram que a falta de planejamento, a sobrecarga horária, a ausência de iniciativas e criatividade, as limitações financeiras e a inexistência de uma oficina pedagógica são fatores que restringem o uso e a produção de material cartográfico no ensino de Geografia. O uso e a produção de material cartográfico não apenas reforçam o aprendizado teórico, mas também desenvolvem habilidades práticas e críticas nos alunos, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem para os professores. Esse processo, quando combinado com uma metodologia pedagógica adequada, torna o ensino de Geografia mais interativo e eficaz.

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Biografia do Autor

  • Abdul Luís Hassane, Universidade Zambeze (UniZambeze)

    Doutorando em Geografia com ênfase em Ensino, Território e Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Brasil. Licenciado em Ensino de Geografia e Turismo pela Universidade Pedagógica (UP) – Moçambique. Professor e Pesquisador na Universidade Zambeze (UniZambeze) – Moçambique.

  • Carlitos Luís Sitoie, Universidade Save – (UniSave), Inhambane, Moçambique

    Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Brasil. Mestre em Educação/Ensino de Geografia e Licenciado em Geografia e História pela Universidade Pedagógica (UP) – Moçambique. Professor e pesquisador na Universidade Save (UniSave), Inhambane – Moçambique.

  • Nina Simone Vilaverde Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutora em Geografia (Geografia Física), com Mestrado na mesma área pela Universidade de São Paulo. Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Doutora Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

Importância do uso e produção de material cartográfico no ensino de Geografia nas escolas secundárias em Moçambique – África. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 10, n. 23, p. 102326, 2025. DOI: 10.22409/eg.v10i23.61721. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/61721. Acesso em: 5 dez. 2025.