Aproximando as Margens da Formação Docente
tornando-se professor de Geografia em zonas de fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61830Palavras-chave:
Geografia humanista, Fenomenologia, Formação de professoresResumo
Qual é o lugar para formar bons professores? Essas primeiras palavras demonstram o nosso método, o verbo “margear”, que versa sobre a ação de ladear algo ou alguém, ou seja, volta-se atentamente para as coisas – fazer fenomenologia. Aliamos os sentidos de margem nas discussões curriculares às discussões sobre os estágios como zonas de fronteiras, pensando a formação docente enquanto experiência de atravessamento e de processo formativo que ocorre quando o docente atravessa as fronteiras entre universidade e escola, tendo sua identidade pessoal e disciplinar tensionada pelas experiências desse lugar de encontro de margens e de negociação de diferenças. É nesse caminho de negociação e hibridismo que o Programa de Educação Tutorial (PETGeo-UEL) se revelou como um lugar de encontro da pesquisa, ensino e extensão, uma zona de fronteiras onde as margens da formação docente se aproximam, eliminando distâncias, negociando diferenças.
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