Aproximando as Margens da Formação Docente

tornando-se professor de Geografia em zonas de fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61830

Palavras-chave:

Geografia humanista, Fenomenologia, Formação de professores

Resumo

Qual é o lugar para formar bons professores? Essas primeiras palavras demonstram o nosso método, o verbo “margear”, que versa sobre a ação de ladear algo ou alguém, ou seja, volta-se atentamente para as coisas – fazer fenomenologia. Aliamos os sentidos de margem nas discussões curriculares às discussões sobre os estágios como zonas de fronteiras, pensando a formação docente enquanto experiência de atravessamento e de processo formativo que ocorre quando o docente atravessa as fronteiras entre universidade e escola, tendo sua identidade pessoal e disciplinar tensionada pelas experiências desse lugar de encontro de margens e de negociação de diferenças. É nesse caminho de negociação e hibridismo que o Programa de Educação Tutorial (PETGeo-UEL) se revelou como um lugar de encontro da pesquisa, ensino e extensão, uma zona de fronteiras onde as margens da formação docente se aproximam, eliminando distâncias, negociando diferenças.

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Biografia do Autor

  • Felipe Costa Aguiar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro do NOMEAR - Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia, do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM) e do Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Geografia & Educação.

  • Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Professora Associada do Curso de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Aproximando as Margens da Formação Docente: tornando-se professor de Geografia em zonas de fronteiras. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 10, n. 23, p. e102315, 2024. DOI: 10.22409/eg.v10i23.61830. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/61830. Acesso em: 18 set. 2025.