Metodologia de Simulação do Conselho de Segurança da ONU no Ensino Básico
um relato de experiência interdisciplinar à luz da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61934Palavras-chave:
Ensino Básico, Simulação da ONU, Formação Docente, Interdisciplinaridade, BNCCResumo
O presente trabalho consiste na divulgação e no relato de experiência do projeto interdisciplinar Simulação do Conselho de Segurança da ONU, com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborado em uma instituição formal de Ensino Básico (Escola Fundação Darcy Vargas) com turma de 9º ano do Ensino Fundamental II e os desafios relacionados ao preparo e à produção de uma proposta entre Geografia, Língua Portuguesa e Cidadania e Responsabilidade Social. Para isso, é feita a discussão bibliográfica e experiencial sobre formação docente - e continuada - e educação básica, enquanto espaço necessário à pesquisa e ao diálogo, seguindo os preceitos de Paulo Freire (1996) e Maurice Tardif (2002), visto que o objetivo do projeto é não só desenvolver as habilidades e competências da BNCC, mas também o grande foco no reforço da formação cidadã. Assim, deseja-se auxiliar os docentes que querem construir uma atividade neste formato, a partir de uma experiência real. Os principais resultados são no âmbito de formação educacional e pedagógica dos discentes e na valorização docente, remunerada, que os professores responsáveis conseguiram, o que contribui para a construção alinhada à melhoria de um currículo que, de fato, seja interdisciplinar e libertador.
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