Metodologia de Simulação do Conselho de Segurança da ONU no Ensino Básico

um relato de experiência interdisciplinar à luz da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61934

Palavras-chave:

Ensino Básico, Simulação da ONU, Formação Docente, Interdisciplinaridade, BNCC

Resumo

O presente trabalho consiste na divulgação e no relato de experiência do projeto interdisciplinar Simulação do Conselho de Segurança da ONU, com as diretrizes  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborado em uma instituição formal de Ensino Básico (Escola Fundação Darcy Vargas) com turma de 9º ano do Ensino Fundamental II e os desafios relacionados ao preparo e à produção de uma proposta entre Geografia, Língua Portuguesa e Cidadania e Responsabilidade Social. Para isso, é feita a discussão bibliográfica e experiencial sobre formação docente - e continuada - e educação básica, enquanto espaço necessário à pesquisa e ao diálogo, seguindo os preceitos de Paulo Freire (1996) e Maurice Tardif (2002), visto que o objetivo do projeto é não só desenvolver as habilidades e competências da BNCC, mas também o grande foco no reforço da formação cidadã. Assim, deseja-se auxiliar os docentes que querem construir uma atividade neste formato, a partir de uma experiência real. Os principais resultados são no âmbito de formação educacional e pedagógica dos discentes e na valorização docente, remunerada, que os professores responsáveis conseguiram, o que contribui para a construção alinhada à melhoria de um currículo que, de fato, seja interdisciplinar e libertador.

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Biografia do Autor

Helena El-Hage Rodriguez, Colégio Pedro II (CPII)

Pós-graduanda em Teorias e Práticas da Geografia Escolar (CPII), licenciada em Geografia (UFF) e professora de geografia e atualidades no Ensino Básico.

Rafaella Giordano de Farias, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada (UFRJ) com bolsa CAPES, licenciada em Letras Português-Literaturas (UNIRIO), tem interesse em formação de professores e práticas pedagógicas. Membra do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Metacognição e Práticas Discursivas.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

RODRIGUEZ, H. E.-H.; FARIAS, R. G. DE. Metodologia de Simulação do Conselho de Segurança da ONU no Ensino Básico: um relato de experiência interdisciplinar à luz da BNCC. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102305, 7 maio 2024.