Estágio Supervisionado, identidade docente e práticas pedagógicas de professores de Geografia em escolas do Ceará e Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61996Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Geografia, Identidade docente, Práticas pedagógicasResumo
Este trabalho analisou o estágio supervisionado e a sua contribuição para a construção da identidade docente e as práticas pedagógicas de professores de Geografia em escolas do Ceará e do Pernambuco, Brasil. Metodologicamente, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o estágio supervisionado e identidade, bem como sobre formação docente em Geografia, com base em Pimenta e Lima (2017), Cavalcanti (2002), Tardif (2014), dentre outros. Na sequência, entrevistamos dois professores de Geografia, ambos licenciados pela mesma instituição: uma Professora, atuante em duas escolas no Estado do Ceará, e um Professor, atuante em uma escola no Estado do Pernambuco. Foi perceptível a contribuição do estágio supervisionado para as práticas dos Professores nas respectivas escolas, o que vem promovendo a construção da identidade docente. Consideramos o estágio supervisionado como um importante campo de pesquisa e de ambiência docente com a escola. Além disso, afirmamos que só aprendemos a ser professoras e professores, na prática escolar cotidiana junto aos discentes, num processo de formação contínuo.
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