A Potência das Imagens para uma Educação Geográfica Antirracista

um fazer pedagógico sobre o continente Africano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.62008

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Programa Residência Pedagógica, Imagens, Espaço Ausente, Educação antirracista

Resumo

O presente artigo propõe reflexões sobre como as práticas de ensino de Geografia desenvolvidas no contexto do Programa de Residência Pedagógica da UFRGS - Subprojeto Geografia (Porto Alegre) no Colégio Estadual Paula Soares, podem colaborar com uma educação antirracista. As atividades desenvolvidas pelos residentes, professora preceptora e professora coordenadora utilizaram imagens juntamente com o conceito de Espaço Ausente (Costella, 2018) para entender e desconstruir os estereótipos vinculados pelos estudantes ao espaço geográfico africano. Elaborar essas práticas de ensino no contexto de um programa de formação inicial partindo da realidade da escola suscitou reflexões sobre os fazeres docentes, os tipos e as finalidades das práticas de ensino em Geografia. Ao final do trabalho observamos a potência do ensino de Geografia e das imagens sobre a constituição dos imaginários geográficos dos estudantes sobre lugares e pessoas, bem como compreendemos a potência dos elementos elencados para realização das atividades propostas sobre a produção dos imaginários.

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Biografia do Autor

Ricardo Gabriel Luisi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Residente do

Subprojeto Geografia do Programa Residência Pedagógica da UFRGS.

Larissa Corrêa Firmino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professora Adjunta da Faculdade de Educação, atuando no curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Pesquisadora permanente do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia - NEEGeo/UFRGS.

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

LUISI, R. G.; FIRMINO, L. C. A Potência das Imagens para uma Educação Geográfica Antirracista: um fazer pedagógico sobre o continente Africano. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102312, 3 jun. 2024.