A Potência das Imagens para uma Educação Geográfica Antirracista
um fazer pedagógico sobre o continente Africano
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.62008Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Programa Residência Pedagógica, Imagens, Espaço Ausente, Educação antirracistaResumo
O presente artigo propõe reflexões sobre como as práticas de ensino de Geografia desenvolvidas no contexto do Programa de Residência Pedagógica da UFRGS - Subprojeto Geografia (Porto Alegre) no Colégio Estadual Paula Soares, podem colaborar com uma educação antirracista. As atividades desenvolvidas pelos residentes, professora preceptora e professora coordenadora utilizaram imagens juntamente com o conceito de Espaço Ausente (Costella, 2018) para entender e desconstruir os estereótipos vinculados pelos estudantes ao espaço geográfico africano. Elaborar essas práticas de ensino no contexto de um programa de formação inicial partindo da realidade da escola suscitou reflexões sobre os fazeres docentes, os tipos e as finalidades das práticas de ensino em Geografia. Ao final do trabalho observamos a potência do ensino de Geografia e das imagens sobre a constituição dos imaginários geográficos dos estudantes sobre lugares e pessoas, bem como compreendemos a potência dos elementos elencados para realização das atividades propostas sobre a produção dos imaginários.
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