Formação Continuada se Faz Remotamente?

aprender e ensinar Geografia no Google Earth e ArcGIS Storymaps

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.62009

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Aperfeiçoamento docente, Ensino remoto, Oficina pedagógica, Geotecnologias

Resumo

O ensino remoto, impulsionado pela pandemia de COVID-19, destacou-se em 2020 no debate educacional, intensificando a dinâmica de ensino e aprendizagem através de dispositivos digitais. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar a oficina pedagógica como uma alternativa de formação de professores, em especial, de geografia que pode ser desenvolvido em distintas realidades (presencial ou remoto) e qualquer período (de crise ou não), utilizando as plataformas digitais. Para alcançar o objetivo, utilizou-se a oficina pedagógica como instrumento metodológico, pois o seu uso oportuniza a criação, coleta e análise de narrativas dos professores participantes. Assim, foram realizados encontros aos sábados com professores que se inscreveram nas atividades. Os resultados apontaram as referidas plataformas de geotecnologias como ferramentas potentes para aprender e ensinar Geografia no ensino remoto. As atividades também evidenciaram a importância de abordar as lacunas existentes na formação e nas condições estruturais escolares, que ficaram ainda mais perceptíveis no contexto emergencial.

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Biografia do Autor

Matheus Lucas dos Santos Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Regina Célia Frigério , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF/CAMPOS) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF/CAMPOS).
   

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

SILVA, M. L. DOS S.; FRIGÉRIO , R. C. Formação Continuada se Faz Remotamente? aprender e ensinar Geografia no Google Earth e ArcGIS Storymaps . Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102322, 27 nov. 2024.