Formação Continuada se Faz Remotamente?
aprender e ensinar Geografia no Google Earth e ArcGIS Storymaps
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.62009Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Aperfeiçoamento docente, Ensino remoto, Oficina pedagógica, GeotecnologiasResumo
O ensino remoto, impulsionado pela pandemia de COVID-19, destacou-se em 2020 no debate educacional, intensificando a dinâmica de ensino e aprendizagem através de dispositivos digitais. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar a oficina pedagógica como uma alternativa de formação de professores, em especial, de geografia que pode ser desenvolvido em distintas realidades (presencial ou remoto) e qualquer período (de crise ou não), utilizando as plataformas digitais. Para alcançar o objetivo, utilizou-se a oficina pedagógica como instrumento metodológico, pois o seu uso oportuniza a criação, coleta e análise de narrativas dos professores participantes. Assim, foram realizados encontros aos sábados com professores que se inscreveram nas atividades. Os resultados apontaram as referidas plataformas de geotecnologias como ferramentas potentes para aprender e ensinar Geografia no ensino remoto. As atividades também evidenciaram a importância de abordar as lacunas existentes na formação e nas condições estruturais escolares, que ficaram ainda mais perceptíveis no contexto emergencial.
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