Desafios e possibilidades curriculares das tecnologias digitais no ensino de Geografia na rede municipal de ensino de Teresina-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/hk551y05

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação docente, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral apresentar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão contempladas no documento “Currículo de Teresina”, referente à Educação Básica do município de Teresina-PI. A pesquisa fundamentou-se em leituras de artigos, livros e dissertações que abordam o tema geral envolvendo tecnologias digitais, currículo e ensino de Geografia. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa do documento norteador da Educação Básica da rede municipal de Teresina/PI, o “Currículo de Teresina”. Apesar dos avanços das TDICs, sua utilização no processo educacional da rede municipal ainda carece de uma implementação mais ampla, profunda e sistemática. Portanto, considera-se que a inserção das tecnologias digitais apenas em determinados anos do Ensino Fundamental limita o potencial de transformação do ensino de Geografia, comprometendo a formação integral dos estudantes em contexto cada vez mais globalizado e digitalizado.

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Biografia do Autor

  • Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Piauí (PPGGEO/UFPI). Mestre em Ensino de Geografia pela UFPI (PPGGEO/UFPI) e Graduado em Geografia pela UFPI.

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Publicado

02-12-2025

Como Citar

Desafios e possibilidades curriculares das tecnologias digitais no ensino de Geografia na rede municipal de ensino de Teresina-PI. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 12, n. 25, p. e122526, 2025. DOI: 10.22409/hk551y05. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/67232. Acesso em: 5 dez. 2025.