Desafios e possibilidades curriculares das tecnologias digitais no ensino de Geografia na rede municipal de ensino de Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.22409/hk551y05Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação docente, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo tem como objetivo geral apresentar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão contempladas no documento “Currículo de Teresina”, referente à Educação Básica do município de Teresina-PI. A pesquisa fundamentou-se em leituras de artigos, livros e dissertações que abordam o tema geral envolvendo tecnologias digitais, currículo e ensino de Geografia. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa do documento norteador da Educação Básica da rede municipal de Teresina/PI, o “Currículo de Teresina”. Apesar dos avanços das TDICs, sua utilização no processo educacional da rede municipal ainda carece de uma implementação mais ampla, profunda e sistemática. Portanto, considera-se que a inserção das tecnologias digitais apenas em determinados anos do Ensino Fundamental limita o potencial de transformação do ensino de Geografia, comprometendo a formação integral dos estudantes em contexto cada vez mais globalizado e digitalizado.
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