Reflexões sobre a importância do professor pesquisador e as metodologias ativas no estágio docente em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22409/j0t4bz07Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Prática Docente, Letramento GeográficoResumo
O presente artigo tem como objetivo enfatizar a relevância da sala de aula como um espaço de pesquisa-ação e de desenvolvimento do letramento geográfico por meio da utilização de metodologias ativas. Partimos de uma abordagem qualitativa, baseada em revisões bibliográficas e relato de experiência de ações executadas no Estágio Docente em Geografia, através do Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Destacamos a necessidade da pesquisa na prática docente e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que estimulem a ação ativa dos(as) estudantes, refletindo sobre as conceituações, os desafios e a importância de se construir novas abordagens pedagógicas, que contribuam efetivamente com o processo de ensino-aprendizagem.
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