Reflexões sobre a importância do professor pesquisador e as metodologias ativas no estágio docente em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/j0t4bz07

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Prática Docente, Letramento Geográfico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo enfatizar a relevância da sala de aula como um espaço de pesquisa-ação e de desenvolvimento do letramento geográfico por meio da utilização de metodologias ativas. Partimos de uma abordagem qualitativa, baseada em revisões bibliográficas e relato de experiência de ações executadas no Estágio Docente em Geografia, através do Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Destacamos a necessidade da pesquisa na prática docente e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que estimulem a ação ativa dos(as) estudantes, refletindo sobre as conceituações, os desafios e a importância de se construir novas abordagens pedagógicas, que contribuam efetivamente com o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Amisterdan Correia Lima, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB); Especialista em Análise Regional e Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Graduado em Geografia pela UEPB; Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Solos da UEPB. 

  • Maria Milena Mouzinho Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB); Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade Focus (FFOCUS); Graduada em Geografia pela UEPB; Supervisora Técnica das Escolas SESI-PB e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Solos da UEPB. 

  • Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestra em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Graduada em Engenharia Agronômica pela UFPB; Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Líder do grupo de Pesquisa Educação em Solos da UEPB. 

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Publicado

16-09-2025

Como Citar

Reflexões sobre a importância do professor pesquisador e as metodologias ativas no estágio docente em Geografia. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 12, n. 25, p. e122522, 2025. DOI: 10.22409/j0t4bz07. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/67754. Acesso em: 5 dez. 2025.