Importância da extensão universitária na aproximação entre universidade e escola
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22409/vj1sg224Palavras-chave:
Distanciamento, Universidade e escola, Extensão universitário, FCT/UNESPResumo
A educação brasileira vivencia um abismo no que se refere ao distanciamento entre a universidade e a escola de ensino básico, fruto de ausências como a de uma estrutura adequada para tornar essa aproximação possível. Nesse sentido, faz-se importante a existência de projetos de extensão universitária que surgem como uma forma de aproximar esses dois universos da educação. Sob esse propósito, o presente trabalho realiza um relato de experiência a partir do projeto “Escola de Inverno: construindo saberes geográficos para semear o futuro”, que ocorreu no ano de 2024 nas dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). De antemão, enfatiza-se a importância do apoio financeiro fornecido pela FCT/UNESP, por meio da parceria entre a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC). Diante das experiências obtidas, foi oportuno propiciar aos estudantes do ensino básico a visita a laboratórios e museus da universidade, bem como desenvolverem atividades práticas nesses espaços. De uma maneira geral, este projeto de extensão cumpriu o seu propósito de aproximar a FCT/UNESP e as escolas de ensino básico envolvidas com as atividades.
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