Importância da extensão universitária na aproximação entre universidade e escola

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/vj1sg224

Palavras-chave:

Distanciamento, Universidade e escola, Extensão universitário, FCT/UNESP

Resumo

A educação brasileira vivencia um abismo no que se refere ao distanciamento entre a universidade e a escola de ensino básico, fruto de ausências como a de uma estrutura adequada para tornar essa aproximação possível. Nesse sentido, faz-se importante a existência de projetos de extensão universitária que surgem como uma forma de aproximar esses dois universos da educação. Sob esse propósito, o presente trabalho realiza um relato de experiência a partir do projeto “Escola de Inverno: construindo saberes geográficos para semear o futuro”, que ocorreu no ano de 2024 nas dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). De antemão, enfatiza-se a importância do apoio financeiro fornecido pela FCT/UNESP, por meio da parceria entre a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC). Diante das experiências obtidas, foi oportuno propiciar aos estudantes do ensino básico a visita a laboratórios e museus da universidade, bem como desenvolverem atividades práticas nesses espaços. De uma maneira geral, este projeto de extensão cumpriu o seu propósito de aproximar a FCT/UNESP e as escolas de ensino básico envolvidas com as atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nayara Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.  

  • Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.  

  • Diana Mirela da Silva Toso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.  

  • Marlon Vinicíus Ferreira dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

    Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.

  • Ana Carolina Santana Lopes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.

  • Thiago de Moraes dos Passos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.   

Referências

CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

FCT/UNESP. Novo prédio do Ceetas - compromisso com pesquisa e educação, 2024. Disponível em: https://www.fct.unesp.br/#!/noticia/1385/novo-predio-do-ceetas---compromisso-com-pesquisa-e-educacao. Acesso em: 28/04/2025.

FCT/UNESP. Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hídricos, 2024. Disponível em: https://www.fct.unesp.br/#!/departamentos/geografia/laboratorios-e-grupos-de-pesquisa/laboratorio-de-geologia-geomorfologia-e-recursos-hidricos/. Acesso em: 28/04/2025.

G1, Globo. Com Acervo rico em fósseis, Museu de Paleontologia é inaugurado na Unesp, em Presidente Prudente. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2024/07/24/com-acervo-rico-em-fosseis-museu-de-paleontologia-e-inaugurado-em-presidente-prudente.ghtml. Acesso em: 10/06/2025.

LÜDKE, M. Pesquisa em educação: conceitos, políticas e práticas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998.

NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60/89. Acesso em: 27/04/2025.

SANTOS, M. P. dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 06, n. 01, p. 10-15, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5141/514151724008.pdf. Acesso em: 24/04/2025.

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

Importância da extensão universitária na aproximação entre universidade e escola: um relato de experiência. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 12, n. 25, p. e122524, 2025. DOI: 10.22409/vj1sg224. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/68252. Acesso em: 5 dez. 2025.