THE TEACHING OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS AND GEOGRAPHY TEACHING

interview with teacher-researcher Larissa Lima

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52677

Keywords:

Teaching Geography, Ethnic-racial relations, Education

Abstract

Interview with Larissa Lima de Souza. Geography teacher in Colégio Pedro II and specialist in Teaching African History. Currently, a doctorate student in the Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Her research includes Afro-Brazilian politics and studies, as well as ethno-racial relations in Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marcia Thaís de Oliveira Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Niterói.

  • Denizart da Silva Fortuna, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente, Professor Adjunto 3 atuando em Ensino de Geografia pelo Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

  • Diego Carlos Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutor em Geografia (UNESP) Mestre em Educação e Licenciado em Geografia (UFTM). Professor da área de Ensino de Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

References

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo/Guarulhos: Cortez Editora/Editora Parma, 1980.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais. Brasília: SECAD, 2006, p. 31-74.

BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei N. 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 09 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei N. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 dez. 2021.

OLIVEIRA, D. A. Possibilidades de leitura do continente africano a partir do Ensino de Geografia: uma avaliação preliminar dos impactos da Lei 10.639/03. In: BEZERRA, A. C. A.; LOPES, J. J. M.; FORTUNA, D. Formação de Professores de Geografia: diversidade, práticas e experiências. Niterói: EDUFF, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 160/2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense e dá outras providências. Niterói, RJ, 2020. Disponível em: <http://uff.br/sites/default/files/paginas-internas-orgaos/bs_-150-20_-resolucao_cepex_160- 2020_ensino_remoto.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Published

08/31/2022

How to Cite

THE TEACHING OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS AND GEOGRAPHY TEACHING: interview with teacher-researcher Larissa Lima. Essays of Geography, Niterói, Brasil, v. 9, n. 18, p. 168–178, 2022. DOI: 10.22409/eg.v8i18.52677. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/52677. Acesso em: 5 dec. 2025.