PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BRAGANÇA/PA: O QUE DIZEM SEUS GESTORES

Autores

  • Maria Liliane Corrêa Farias Universidade Federal do Pará
  • Lilliane Miranda Freitas Universidade Federal do Pará
  • Rafaela Lebrego Araújo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21200

Resumo

Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico das problemáticas ambientais e sociais das escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Bragança-Pará, para analisar como estas podem influenciar na aprendizagem e na saúde dos discentes. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas entrevistas estruturadas através da aplicação de questionários com os gestores de 14 escolas estaduais da região urbana do município. Foi analisado o ambiente escolar e seu entorno, onde foram consideradas a presença ou ausência de hortas, a paisagem escolar e as problemáticas ambientais e sociais encontrados nas escolas estudadas. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a maioria das escolas possui uma paisagem construída com poucos espaços verdes e somente 3 delas apresentavam hortas e 4 delas um espaço arborizado; quanto às problemáticas ambientais e sociais, observou-se que lixo e o uso/venda de drogas são, respectivamente, os grandes problemas enfrentados nas escolas estaduais no município de Bragança-Pará

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Biografia do Autor

  • Maria Liliane Corrêa Farias, Universidade Federal do Pará
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará.
  • Lilliane Miranda Freitas, Universidade Federal do Pará
    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA. Professora Assistente na Faculdade de Ciências Biológicas do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, Campus Universitário de Bragança - Universidade Federal do Pará.
  • Rafaela Lebrego Araújo, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é professora, classe assistente, nível 1 da Universidade Federal do Pará, professora efetiva do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), campus de Bragança - PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências, memórias, educação, formação de professores e saberes ambientais.

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Publicado

2015-09-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BRAGANÇA/PA: O QUE DIZEM SEUS GESTORES. (2015). Ensino, Saúde E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21200