ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Ana Luiza Alves Moreira
  • Maria Lelita Xavier Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maritza Consuelo Ortiz Sanchez Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21617

Resumo

Objetivo: Analisar comparativamente as estratégias relacionando-as com os conteúdos implementados no primeiro e segundo semestres letivos de 2015 no ensino da história de enfermagem sob o ponto de vista dos estudantes. Método: Estudo de caráter qualitativo, exploratório e com interface comparativa. Trata-se de um recorte do trabalho de conclusão de curso da autora. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com os estudantes e dos planos de ensino das duas turmas da disciplina de história da enfermagem do ano de 2015. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo.  Resultado: Aponta para a percepção dos estudantes quanto às estratégias adotadas na ministração dos conteúdos do ensino de história da enfermagem. Para a turma do primeiro semestre letivo as estratégias de ensino foram adequadas, entretanto ressaltaram que a presença de um especialista implicaria no melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados. Em contrapartida, os estudantes da turma do segundo semestre letivo referiram que estas contribuíram para o aprendizado, favoreceram e estimularam a apreensão dos assuntos abordados. Conclusão: O sucesso do processo ensino aprendizagem se dá a partir da introdução de estratégias que estejam em consonância com o ato pedagógico, este visa estimular no estudante a criatividade, autonomia e o pensamento crítico. Os estudantes entenderam que a utilização de tais estratégias contribuiu para a compreensão da história da enfermagem e, sobretudo, para sua formação.

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Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos