Reendereçamento do filme Erin Brockovich no ensino de Química: intertextualidades em uma perspectiva socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a38636Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar por meio da noção de reendereçamento de audiovisuais, o uso que uma professora de Química fez do filme Erin Brockovich. O seu plano de aula com o uso do filme associado a materiais intertextuais visava promover a aprendizagem de conceitos químicos e o debate de questões socioambientais orientadas para uma conexão com o recente crime ambiental em Brumadinho. Esta etapa da pesquisa foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com a professora e a observação da utilização do filme em uma turma de ensino médio profissionalizante para jovens e adultos. Foi possível notar que o reendereçamento a partir de um filme de entretenimento construído pela professora foi capaz de direcionar os sentidos produzidos pelos estudantes para os atuais problemas do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.