Reendereçamento do filme Erin Brockovich no ensino de Química: intertextualidades em uma perspectiva socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a38636Resumen
Este trabalho teve por objetivo investigar por meio da noção de reendereçamento de audiovisuais, o uso que uma professora de Química fez do filme Erin Brockovich. O seu plano de aula com o uso do filme associado a materiais intertextuais visava promover a aprendizagem de conceitos químicos e o debate de questões socioambientais orientadas para uma conexão com o recente crime ambiental em Brumadinho. Esta etapa da pesquisa foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com a professora e a observação da utilização do filme em uma turma de ensino médio profissionalizante para jovens e adultos. Foi possível notar que o reendereçamento a partir de um filme de entretenimento construído pela professora foi capaz de direcionar os sentidos produzidos pelos estudantes para os atuais problemas do país.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.