A percepção ambiental em um espaço de educação não-formal: um estudo com alunos do Ensino Fundamental no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41179Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, percepção ambiental, Unidades de ConservaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental, visitantes do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Para isso, 80 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades de Educação Ambiental oferecidas pelo local, e no fim da visitação foi aplicado um questionário composto de questões abertas e fechadas, onde para as perguntas fechadas utilizou-se a escala de Likert. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a Unidade de Conservação é apontada pelos alunos como um local importante para conservação ambiental, ressaltando a proteção de espécies da fauna e da flora; o contato com a natureza, devido à beleza cênica do local, e, por fim, a aproximação com os conteúdos estudados em sala de aula, apontando questões relacionadas à Educação Ambiental. Conclui-se que o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça é um espaço de educação não-formal com potencial para desenvolver atividades relacionadas a Educação Ambiental, que fortalecem o desenvolvimento do pensamento crítico de seus alunos visitantes quantos às questões ambientais, sensibilizando os mesmos quanto a sua importância para a conservação ambiental e para a sociedade, em geral.
Downloads
Referências
BISPO, Marciléia; OLIVEIRA, Sandra de Fátima. Tecendo saberes, fazeres e práticas reflexivas a partir das representações de meio ambiente e educação ambiental de professores e estudantes. In: Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. ENAMPPAS, 2008, p. 1-20. Disponível em: http://anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT9-823-515-20080510092649.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019
BORGES, Katiuss; DE AZEVEDO, Michaele. Inventário Florístico do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, Alegre/Ibitirama, ES. Rodriguésia, v. 68, n. 5, p. 1963-1976, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rod/a/5WjPHLv9twgFYH7DSddd3cd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 5 abr. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 5 mai. 2018.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Plano de Manejo Parque Nacional do Caparaó. Brasília, 2015. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/images/stories/Download/Plano_de_Manejo_09_2019/PlanoManejo_PNC_completo_atualizado_Portaria_478_de_09_setembro_de_2019.pdf. Acesso em: 5 mai. 2018.
CACHAPUZ, Antonio et al (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros: percepção pública da C&T no Brasil: 2015. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf. Acesso em: 5 mai. 2018.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios a educação. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2018.
DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.
FACHÍN-TERÁN, Augusto; SANTOS, Saulo (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não-formais amazônicos. Manaus: UEA Edições, 2013.
FERRARA, Lucrécia. As Cidades Ilegíveis - Percepção Ambiental e Cidadania. In: DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lívia. (Org.). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Universidade de São Carlos/Studio Nobel, 1996, p. 61-80.
GRANZOTTO, I.; ALVES, L.; ROCHA, M. A internet na sociedade da informação: promovendo a sustentabilidade e protegendo o meio ambiente. In: Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, p. 1-15, 2017. Disponível em: http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2017/4-6.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
HOEFFEL, João Luiz et al. Trajetórias do Jaguary Unidades de Conservação, percepção ambiental e turismo: um estudo na APA do Sistema Cantareira, São Paulo. Ambiente & Sociedade, v. 11, n. 1, p. 131-148, 2008. https://doi.org/10.1590/S1414-753X2008000100010
HOEFFEL, João Luiz; SORRENTINO, Marcos; MACHADO, Micheli. Concepções sobre a natureza e sustentabilidade: um estudo sobre percepção ambiental na Bacia do Rio Atibainha. In: Encontro da ANAPAS. Indaiatuba, SP, p. 1-20, 2004. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/luis_hoffel.pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ESPÍRITO SANTO - IDAF. Plano de manejo do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça. Brasília: MRS Estudos Ambientais Ltda, 2000. Disponível em: https://iema.es.gov.br/PECF#:~:text=As%20regras%20de%20funcionamento%20do,de%20Risco%20da%20Covid%2D19.&text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20necess%C3%A1ri%20agendamento.,Visita%C3%A7%C3%A3o%20gratuita. Acesso em: 5 abr. 2019.
INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - IEMA. Parque Estadual da Cachoeira Da Fumaça. 2017. Disponível em: https://iema.es.gov.br/PECF#:~:text=As%20regras%20de%20funcionamento%20do,de%20Risco%20da%20Covid%2D19.&text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20necess%C3%A1rio%20agendamento.,Visita%C3%A7%C3%A3o%20gratuita. Acesso em: 5 abr. 2019.
IKEMOTO, Silvia Marie; MORAES, Moemy; COSTA, Vivian. Avaliação do potencial interpretativo da trilha do Jequitibá, Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro. Sociedade & Natureza, v. 21, n. 3, p. 271-287, 2009. https://doi.org/10.1590/S1982-45132009000300004
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Divino de São Lourenço: IBGE Cidades. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/divino-de-sao-lourenco/panorama. Acesso em: 5 abr. 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Ibitirama: IBGE Cidades. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/ibitirama/panorama. Acesso em: 5 abr. 2019.
LIMA, Maria Luísa; CORREIA, Isabel. Atitudes: Estrutura e mudança. In: VALA, Jorge, MONTEIRO, Maria Benedicta (ed.). Psicologia social. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 187-225, 2000.
LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit da e natureza. 1. ed. São Paulo: Aquariana, 2016.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra; FERREIRA, Marcia. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MARCOMIN, Fátima Elizabeti; SATO, Michèle. Percepção, paisagem e educação ambiental: uma investigação na região litorânea de Laguna-SC, Brasil. Educação em Revista, v. 32, n. 2, p. 159-186, 2016. https://doi.org/10.1590/0102-4698125694
MARIN, Andréia; KASPER, Kátia Maria. A natureza e o lugar habitado como âmbitos da experiência estética: novos entendimentos da relação ser humano - ambiente. Educação em Revista, v. 25, n. 2, p. 267-282, 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200012
MATTOS, Patrícia; NOBRE, Itamar; ALOUFA, Magdi. Reserva de desenvolvimento sustentável: avanço na concepção de áreas protegidas? Sociedade & Natureza, v. 23, n. 3, p. 409-422, 2011. https://doi.org/10.1590/S1982-45132011000300004
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO. Dados municipais: a extrema pobreza no seu município. Município: Divino de São Lourenço/ES. Caracterização demográfica da extrema pobreza. 2010. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/carrega_pdf.php?rel=extrema_pobreza. Acesso: em 5 abr. 2019.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO. Dados municipais: a extrema pobreza no seu município. Município: Ibitirama/ ES – Caracterização demográfica da extrema pobreza. 2010. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/carrega_pdf.php?rel=extrema_pobreza. Acesso em: 5 abr. 2019.
NEIMAN, Zysman. Meio ambiente, educação e ecoturismo. Barueri: Manole, 2002.
PEDRINI; Alexandre et al. Percepção ambiental sobre as mudanças climáticas globais numa praça pública na cidade do Rio de Janeiro (RJ, Brasil). Ciência & Educação, v. 22, n. 4, p. 1027-1044, 2016. https://doi.org/10.1590/1516-731320160040012
QUEIROZ, Ricardo et al. A caracterização dos espaços não-formais de educação científica para o ensino de Ciências. Revista ARETÉ, v. 4, n. 7, p.12-23, 2011. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/20. Acesso em: 5 abr. 2019
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Currículo Básico Escola Estadual: Ensino Fundamental: anos finais. Área de ciências da natureza. Vitória: SEDU, 2009. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Curr%C3%ADculo/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual_(FINAL).pdf. Acesso em: 5 abr. 2019.
SILVA, Thaise; CANDIDO, Gesinaldo; FREIRE, Eliza Maria. Conceitos, percepções e estratégias para conservação de uma estação ecológica da caatinga nordestina por populações do seu entorno. Sociedade & Natureza, v. 21, n. 2, p. 23-37, 2009. https://doi.org/10.1590/S1982-45132009000200003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.