Ética Ubuntu nas discussões sobre experimentação científica: colonialidade e (des)humanização no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42594Palavras-chave:
experimentação, ética científica, mulheres negras, direitos humanosResumo
Este artigo se configura em um ensaio teórico que tem como intuito evidenciar as possibilidades de discussões éticas a partir da experimentação no Ensino de Química. Por meio de uma ampla revisão de literatura, abordamos alguns aspectos históricos acerca da experimentação no Ensino de Química, em articulação com o conceito de cidadania, destacando que não formamos para a cidadania se deixamos de lado discussões que estão no campo da interculturalidade. Pautamos a necessidade do debate sobre a decolonialidade e a ética Ubuntu na produção do conhecimento científico-experimental a partir do caso referente ao uso de mulheres haitianas e porto-riquenhas como cobaias para testes com as pílulas anticoncepcionais na década de 1960, visando problematizar as motivações colonialistas por trás destas práticas empíricas.
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