Conhecimento etnobotânico de estudantes da rede públi-ca no interior do Piauí, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a44242

Palavras-chave:

ensino de botânica;, plantas medicinais;, ensino e aprendizagem

Resumo

A utilização de plantas medicinais para fins terapêuticos é uma prática milenar usada por várias pessoas ao redor do mundo. Entretanto, os saberes e a eficácia desses recursos genéticos vegetais ainda são pouco discutidos em sala de aula, principalmente na perspectiva de valorização dos conhecimentos etnobotânicos. O estudo buscou identificar a utilização das plantas medicinais para fins terapêuticos por alunos em uma escola pública do Piauí, assim como, verificar as contribuições desses saberes para o ensino de Botânica no Ensino Médio. A pesquisa empregada foi exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quarenta e sete alunos do Ensino Médio participaram do estudo. A coleta de dados foi realizada pelo formulário eletrônico, vinculado a plataforma do Google (Google Forms). Os dados quantitativos foram analisados pelo teste Mann-Whitney e Test-t (p<0,05). Os alunos desta escola utilizavam as plantas medicinais para fins terapêuticos (74,5%). As estruturas das plantas mais empregadas foram as folhas e casca. O chá foi reportado como a forma de preparo mais citada. No entanto, os alunos não tinham conhecimentos sobre os problemas que possíveis princípios ativos presentes nesses vegetais poderiam ocasionar ao material genético humano. O estudo etnobotânico não foi identificado através do ensino de Botânica nesta escola. Portanto, há necessidade de integrar esses saberes, de modo a despertar o interesse dos alunos em preservar essas espécies medicinais e fortalecer o conhecimento tradicional associado.

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Biografia do Autor

Maurício dos Santos Araújo, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Possui mestrado em Ciências, área de concentração Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), linha de pesquisa: Genética quantitativa e Melhoramento Vegetal. Doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência em Mutagênese, com avaliação toxicogenética de plantas medicinais, melhoramento genético, qualidade tecnológica e biofortificação de feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.], e análises multivariadas, por meio das abordagens GT, GGE e GYT Biplot

Wanderson Lopes dos Santos Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina, PI

Graduado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Especialista em Ciência Forense/Perícia Criminal. Mestre em Saúde e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Breno Machado de Almeida, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Atuou no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com graduação sanduíche em Licenciatura em Ciências Biológicas com duração de 2 anos na Universidade do Porto. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento (PPGM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência em Genética, com ênfase em estudos de diversidade genética em pimentas Capscium spp. por meio de marcadores morfoagronômicos e citogenéticos.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Araújo, M. dos S., Freitas, W. L. dos S., & Almeida, B. M. de. (2022). Conhecimento etnobotânico de estudantes da rede públi-ca no interior do Piauí, Brasil. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(2), 229-247. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a44242

Edição

Seção

Artigos