Promoção da Educação em Saúde no Ensino Fundamental na era da(des) informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46374

Palavras-chave:

fake news, educação em saúde, vacinas, saúde sexual, toxoplasmose

Resumo

As fake news promovem a disseminação de informações sem fundamentação científica. Quando se referem à Educação em Saúde, essas notícias infundadas apresentam grave risco ao processo de aprendizagem. Este trabalho objetivou a realização de palestras expositivas com turmas do Ensino Fundamental como estratégia para promoção da saúde e combate às fake news relacionadas aos temas trabalhados (vacinas, saúde sexual e reprodutiva, toxoplasmose e posse responsável, relação entre desastres ambientais e doenças). Ao todo 236 estudantes responderam o questionário de verificação de aprendizagem aplicado ao final das atividades. Verificamos que 42,8% dos estudantes demonstraram satisfação com as atividades e 30% relataram necessidade de mais atividades como esta na escola. As palestras foram avaliadas como boas no que se refere a quantidade (48,7%) e tempo (48,3%). Além disso, 69,5% relataram que as atividades contribuíram para a aquisição de conhecimentos. A qualidade dos assuntos abordados e atuação dos palestrantes foram avaliadas como ótima (61,4% e 54,7%, respectivamente). Quanto à aquisição de conhecimentos, os percentuais de acertos foram satisfatórios, porém revelaram certa dificuldade dos alunos em identificar os métodos contraceptivos e de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, bem como as formas de profilaxia da toxoplasmose. Tais resultados podem estar relacionados às dificuldades de se estabelecer um diálogo aberto sobre sexualidade, bem como ao desconhecimento e negligência da toxoplasmose. Conclui-se que as palestras foram eficientes para a promoção de saúde no ambiente escolar e ressaltamos a importância de mais atividades de conscientização para combate às fake news abordando assuntos relacionados à saúde.

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Biografia do Autor

Marco Miguel de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ituiutaba, MG

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nas modalidades Licenciatura (2016) e Bacharelado (2018). Possui mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU (bolsa CNPq 143894/2016-1, ano de obtenção do título: 2018). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (UFU, bolsa CNPq 142532/2018-5 com vigência de 2018-2020, ano de ingresso: 2018). É professor de Educação Superior (nível IV, grau A) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ituiutaba, MG), onde também atua como Coordenador Local Extensão (2021 - Atual) e presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (2021 - Atual). Foi subcoordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (2021-2021). Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase Protozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmanioses; tripanossomíase; diagnóstico molecular de parasitos; captura, triagem e coleta de amostras biológicas de pequenos mamíferos não-voadores (roedores e marsupiais) em campo. Também desenvolve projetos de extensão voltadas para o ensino de Parasitologia, promoção da Educação em Saúde na Educação Básica e popularização Ciência.

Paulo Vitor Alves Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Graduado em Ciências Biológicas nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais na mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científica da FAPEMIG (2014-2016) e bolsista de mestrado da CAPES (2016-2018). Atuou como professor de Ciências da Natureza pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (2019). Tem experiência nas áreas de Ecologia, Zoologia, Parasitologia e Ensino de Ciências.

Iasmin Aparecida Cunha Araújo, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, MG

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, na Universidade Federal de Uberlândia - PPIPA/UFU, onde desenvolve pesquisas relacionadas ao tratamento das leishmanioses no laboratório de Bioensaios em Leishmania. Possui mestrado pelo mesmo programa de pós-graduação onde realizaou pesquisa sobre o uso do lapachol no tratamento das leihsmanioses. Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Bio, onde desenvolveu projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Gabriela Borges da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Bacharel em Análises Clínicas (Biomedicina) pela Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) (2014). Mestra (2016) e Doutora (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas - PPIPA da Universidade Federal de Uberlândia.Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitoses intestinais, restaurantes "self-service", alfaces, Cryptosporidium sp. e fracionamento antigênico de Taenia crassiceps. Atuou na linha de pesquisa de Diagnóstico de Parasitoses - Neurocisticercose humana. Foi técnica no laboratório Check-up Medicina e Diagnóstico - Uberlândia, MG (2020-2021). Atualmente é biomédica na Unidade de Pronto Atendimento "Dr. Jamil Sebba" - Catalão, GO.

Kellem Cristina Pereira Mota, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Graduada em Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus do Pontal. Trabalhou com análise da prevalência de protozoários e geohelmintos em amostras biológicas e ambientais, bem como com testes imunológicos, biologia molecular e Phage Display para a descoberta de novos anticorpos combinatórios (scFv) para o desenvolvimento de vacinas e novas composições terapêuticas contra parasitos intracelulares.

Vanessa da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Mestre (2009) e Doutora (2012) em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica, além estagiar na EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) e na EMBRAPA Hortaliças. Atua na seleção e caracterização de peptídeos e anticorpos recombinantes com aplicação no diagnóstico da neurocisticercose. Foi Analista Ambiental na Prefeitura Municipal de Catalão (2011-2012), Bióloga na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2012-2018), foi professora da Faculdade UNA - Catalão (2017-2018) e no Centro Universitário UNA Uberlândia - Karaiba (2018-2020). Atualmente é TAE nível E - Bióloga responsável pelo Laboratório de Diagnóstico de Parasitoses- Departamento de Parasitologia, na Universidade Federal de Uberlândia. Co-fundadora do perfil @parasito.logico no instagram, um perfil de divulgação científica em Parasitologia.

Camila de Oliveira Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2011), mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Linhas de pesquisa: 1- Diagnóstico de Leishmaniose Canina, 2-Diagnóstico e caracterização molecular de parasitos zoonóticos.

Juliana Silva Miranda, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Possui Mestrado e Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela mesma Universidade, além de possuir formação Técnica em Biodiagnóstico/Patologia Clínica pela Escola Técnica de Saúde - ESTES (UFU). Atualmente trabalha no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, sendo que possui experiência na área de proteômica, cultivo celular e de parasitos, técnicas imunológicas e de biologia molecular atuando principalmente na Área de Imunologia com ênfase em alergias respiratórias ligadas à exposição e sensibilização alergênica a ácaros da poeira domiciliar e na Área de Parasitologia com ênfase em diagnóstico sorológico e molecular. 

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Oliveira, M. M. de, Ribeiro, P. V. A., Araújo, I. A. C., Silva, G. B. da, Mota, K. C. P., Ribeiro, V. da S., Silva, C. de O., & Miranda, J. S. (2022). Promoção da Educação em Saúde no Ensino Fundamental na era da(des) informação. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(2), 849-869. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46374

Edição

Seção

Artigos