Abordagem interdisciplinar sobre saúde: relato de experiência no contexto da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46412Palavras-chave:
saúde, direito à saúde, Sistema Único de Saúde, ensino de ciênciasResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma aula interdisciplinar sobre “Saúde e Qualidade de Vida” dirigida a estudantes do Ensino Médio. A construção da aula foi realizada com professores da educação básica, da área Ciências da Natureza, abrangendo conhecimentos relativos às disciplinas Biologia, Física e Química em interface com a temática saúde, considerando a interdisciplinaridade como princípio orientador. A aula foi destinada a um programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o qual oferta ensino remoto a estudantes residentes em regiões de difícil acesso do Estado, envolveu quinze professores e alcançou cerca de quinze mil estudantes do Ensino Médio. Na aula, além de conteúdos formais correlatos à saúde, foram também apontadas as interfaces dos conceitos de saúde e discussões em torno do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ressalta-se que uma abordagem ampla sobre saúde é possível e necessária no contexto do Ensino de Ciências, e que os aspectos relacionados à organização e ao funcionamento do SUS despertaram curiosidades e interesses por parte dos docentes e dos estudantes, contribuindo para um processo de ensino e de aprendizagem dinâmico, interativo e elucidativo. É necessário e relevante abordar questões sociopolíticas no ensino, como é o caso da saúde e o seu viés enquanto política pública. Este relato se situa no contexto de uma pesquisa mais ampla sobre concepções de saúde subjacentes ao Ensino de Ciências, e a realização da aula interdisciplinar correspondeu à etapa final da pesquisa.
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