Interdisciplinary approach to health: relationship of experience in the context of Basic Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46412

Keywords:

health, right to health, Unified Health System, science education

Abstract

In this paper present an experience report of an interdisciplinary class on “Health and Quality of Life” aimed at high school students. The construction of the class was carried out with teachers of basic education, in the area of Natural Sciences, covering knowledge related to the disciplines Biology, Physics and Chemistry in interface with the health theme, considering interdisciplinarity as a guiding principle. The class was intended for a program of the Education Secretariat of the State of Bahia, which offers remote education to students residing in regions with difficult access to the State, involved fifteen teachers and reached around fifteen thousand students of high school. In the classroom, in addition to formal content related to health, the interfaces of health concepts and discussions around the right to health and the Unified Health System (SUS) were also pointed out. It is noteworthy that a broad approach to health is possible and necessary in the context of Science Education, and that aspects related to the organization and functioning of the SUS aroused curiosity and interest on the part of professors and students, contributing to a teaching process and dynamic, interactive and enlightening learning. It is necessary and relevant to address socio-political issues in education, such as health and its bias as public policy. This report is situated in the context of a broader research on health concepts underlying Science Teaching, and the realization of the interdisciplinary class corresponded to the final stage of the research.

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Author Biographies

Marta Caires de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva - ISC/UFBA. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil/ Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Graduada em Odontologia e em Ciências Naturais (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia. Atuou na Docência da Educação Básica pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e na Gestão da Atenção Básica da Saúde pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Atua como Professora Formadora pelo Instituto Anísio Teixeira/Secretaria da Educação do Estado da Bahia (IAT/SEC-Ba). Tem experiência nas áreas da Educação e da Saúde, atuando em pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Educação em Saúde, Saúde na Escola e Formação de Professores.

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Camacari, BA

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Possui experiência nas áreas de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular. Além disso, tem experiência em Ensino de Ciências e Biologia, área que atualmente possui interesse e realiza pesquisa. É integrante do grupo de pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio-UFBA), é uma das das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e por fim, é líder do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Inovações Educacionais (ENCINE) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em ensino de ciências (NUPEC) do IFBA.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Amanda Amantes Neiva é professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, departamento de Física do Estado Sólido. Licenciada em Física, Especialista em Ensino de Ciências, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professora de Ensino Médio na rede privada e nas redes públicas (municipal, estadual e federal). Atualmente é docente do curso de graduação, licenciatura e bacharelado e do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. É uma das das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e desenvolve pesquisas interdisciplinares que envolvem educação, psicologia, neurociência e aprendizagem de máquina, atuando também na formação de professores através de programas institucionais. Seus objetos de estudos têm enfoque no desenvolvimento cognitivo, o que subsidia a interpretação sobre processos de aprendizagem, avaliação, ensino e comportamento. Desenvolve projetos na área de ensino relacionados a design de ambientes educativos, produção de materiais didáticos, jogos didáticos virtuais e materiais. Do ponto de vista metodológico emprega métodos qualitativos e quantitativos de análise, tendo como aporte teorias que levam em consideração a complexidade hierárquica de traços latentes e modelagem de dados, utilizando estatísticas clássicas, teoria de resposta ao item e modelagem Rasch.

Graça Regina Armond Matias Ferreira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2003). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2017-2021). Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialização em Gestão Ambiental (2005); MBA em Auditoria e Gestão Ambiental (2006), Especialista em Tecnologias Educacionais (2010) e em Mídias na Educação (2010). Atuou como técnico de laboratório da Universidade Federal da Bahia no Laboratório de Estudos em Meio Ambiente (LEMA) e no Laboratório de Biologia Marinha e Biomonitoramento (LABIOMAR), onde desenvolveu diversas pesquisas na área ambiental. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação no Estado da Bahia, atuando no Centro Estadual de Referência de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - EMITEC desde 2010; Atuou desde julho de 2008 no Programa Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica - EMC@MPO(2008/2010); Professor Substituto da Universidade Federal da Bahia no Departamento de Engenharia Ambiental (2009 - 20011) e Professor Autor de Elaboração de Material Didático para cursos de Licenciatura de Biologia e Pedagogia pela UNEB (2010-2014). Professor Conteudista Licenciatura em Ciências Biológicas (UNEB/2015). Atuou como tutora Presencial pela UAB no Polo de Mata de São João para o curso de Especialização em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2008-2011). Professor Formador de Ciências Naturais pela Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR/2013). Tutora de Conteúdos do Programa Ciências na Escola - Ensino Médio (2013/2014). Participante do Grupo de Pesquisa "Comunidades Virtuais" da UNEB (2013/2014). Participante do grupo de Pesquisa RIZOMA (UEFS). Tem experiência na área de Meio Ambiente e Educação (Presencial e EaD), com ênfase em Biologia e Meio Ambiente e em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação à distância (EaD), gestão ambiental, tecnologias educacionais, ensino/aprendizagem, competências/habilidades, didática, estratégias de ensino e aprendizagem, formação docente e conteúdos digitais educativos.

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Published

2022-02-27

How to Cite

Sousa, M. C. de, Guimarães, A. P. M., Amantes, A., & Ferreira, G. R. A. M. (2022). Interdisciplinary approach to health: relationship of experience in the context of Basic Education. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 870-894. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46412

Issue

Section

Artigos