Vírus, saúde e pandemia: um estudo sobre as concepções alternativas de escolares do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a49678

Palavras-chave:

ensino, ciência, vírus, concepções alternativas, alunos

Resumo

Os vírus são trabalhados constantemente no ensino de Ciências e Biologia, e fazem parte de um dos temas que estão associados com a saúde humana, e que ficou ainda mais evidente após a pandemia provocada pela covid-19. A gama de informações obtidas apartir das mídias digitais, telejornalísticas e sociais  levam aos estudantes a  apresentarem conhecimentos e impressões diversas sobre esta temática, os quais muitas vezes não apresentam elementos de coerência com o conhecimento cientifico sobre os vírus, suas caracteristicas e implicações na saúde. Diante essa realidade, este trabalho teve como objetivo analisar as concepções alternativas dos estudantes do ensino fundamental II sobre os vírus. A coleta de dados foi feita com 31 alunos do 6º ano de uma escola privada no município de Pau dos Ferros, RN. Para isso, utilizou-se de um questionário enviado pelo google forms contendo 17 perguntas abertas e fechadas sobre a temática. Verificou-se que os alunos possuem concepções básicas sobre os vírus e que a mídia possui forte influência no estabelecimento de ideias sobre o tema. Também foi perceptível que alguns alunos apresentam uma certa confusão conceitual entre os vírus e microorganismos no geral, e principalmente entre o que é doença e o que é sintoma. De modo geral, este trabalho pode servir de referência para novos estudos,  principalmente para professores que buscam entender as diversas concepções dos estudantes sobre os microorganismos, objetivando explorar estratégias didáticas diversificadas, permitindo uma melhoria no processo ensino  e aprendiagem em ciências, em especial na área dos vírus relacionando a saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Raiane de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2017).Durante a graduação foi Monitora da disciplina de Histologia e Embriologia Animal com Ênfase nos Vertebrados, pelo Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande. Participou do PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Campina Grande, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2017. Tem experiência no laboratório de patologia clínica devido atuação nessa área durante o trabalho de conclusão de curso. Especialista no ensino de ciências da natureza e matemática por meio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Professora em uma escola privada desde janeiro de 2018, atuando nas disciplinas de biologia e ciências, com as turmas do ensino fundamental II e ensino médio.

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FACEX (UNIFACEX). Atualmente trabalha como Professor de Ciências na instituição de Master Colégio e Curso, e, está vinculado ao Centro Universitário UNIFACEX como Pesquisador Colaborador em Projetos de Iniciação Científica. Possui forte interesse na área de Teorias de aprendizagem, Estratégias didáticas para o ensino de Ciências e Biologia, e mapeamento Conceitual.

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Possui Licenciatura em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Futura; Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino(PPGE) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente exerço atividades docente na Escola Estadual Padre Bernadinho Fernandes e Escola Municipal Ana Regina Alves Fernandes. 

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas (2005), Mestrado em Ecologia (2007) e Doutorado em Psicobiologia (2013) pela UFRN. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Pau dos Ferros. Atualmente é Assessora Técnica de Gestão de Projetos, junto ao Escritório de Projetos - Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODES/IFRN). Anteriormente, atuou como: - Coordenadora de Pesquisa e Inovação - COPEIN/IFRN (2020-2021); - Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato sensu Especialização em ensino de Ciências Naturais e Matemática (2019-2020); -Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Facex (UniFacex); - Coordenadora do curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas; - Coordenou cursos de Pós Graduação Lato sensu (Especialização) em "Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais" (UniFacex) e do curso de Especialização em "Microbiologia e Parasitologia" (UniFacex); - atuou como docente no UniFacex de 2008 a 2018; - Bolsista pela CAPES na função de Coordenadora Institucional do PIBID Edital 61/2013, de 2014 a 2018; - Como bolsista e pesquisadora do CNPq (2006-2008).

Referências

ARROIO, Agnaldo. Concepções alternativas como barreiras no aprendizado de ciências. Revista Eletrônica de Ciências, v.2, n.31, p.1-2, 2006. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/ciencia Acesso em 20 fev. 2022

ARRUDA, Pimenta Eucídio. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, 257-275, 2020. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621

BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão. Análise do tema virologia em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 1, n. 12, p. 145-158, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/cFt9HQYRH3bXv7gFrXTyRxG/?format=pdf&lang=pt Acesso em 20 fev. 2022

BELASCO, Angélica Gonçalves Silva; FONSECA, Cassiane Dezoti da. Coronavírus 2020. Revista Brasileira de Enfermagem, v.73 n.2, p.12-22, 2020. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020730201

BONFIM, Marilyn Anderson Alves. A visão de alunos do ensino fundamental sobre ciência e tecnologia: um estudo de caso sobre a contribuição da semana nacional de c&t. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 15 mar 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC; SEMTEC, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente/Saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental / MEC, 1997.

BRUM, Wanderley Pivatto. O tema bactériano ensino fundamental: concepções alternativas dos estudantes sobre as implicações na saúde humana. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 4, p. 1-12, dez. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/laura/Downloads/2262-6584-1-PB-1.pdf Acesso em 20 fev. 2022.

BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. O tema solo no ensino fundamental: concepções alternativas dos estudantes sobre as bactérias. Experiências em Ensino de Ciências, v.9, n.1, p.15-33, 2014.

CASTRO, Crislaine Ribeiro de. Ensino Híbrido: uma proposta pedagógica sobre vírus para o ensino fundamental. 2020. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

DE ALMEIDA, Lucia Maria. et al. A importância das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem em Ciências." Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista–ENCITEC, v.13, n.2, p. 54-71, 2023. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.638

DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo et al. Bactérias e saúde: o que os estudantes da educação básica entendem sobre essa relação? Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 3, p. 140-153, 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21539

DINIZ, Francisco Espedito et al. Análise das concepções alternativas dos estudantes de Ensino Médio sobre as funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Básica, v.5, n.16, 1-19, 2020. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/2020/05/06/analise-das-concepcoes-alternativas/ Acesso em: 20 fev. 2022.

FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO; Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.29 n.2, p.1-5, 2020. https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200008

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2004. 295 p.

HARRES, João Batista Siqueira. Um teste para detectar concepções alternativas sobre tópicos introdutórios de ótica geométrica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.10, n.3, p.220-234.1993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6245 Acesso em: 20 fev. 2022.

KAZITORIS, Aline Rodrigues; NETO, Jorge Megid. Concepções Alternativas no Ensino de Biologia: uma revisão dos resumos de 40 anos de dissertações e teses brasileiras (1972-2012). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015. Atas ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo: ABRAPEC, 2015.

LEÃO, Nubia Maria Menezes.; KALHIL Josefina Barrera. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Latin-American Journal of Physics Education, v.9, n.4, p.4601-4603, 2015. Disponível em: http://www.lajpe.org/dec15/4601_Nubia.pdf Acesso em 20 fev. 2022.

LIBANORE, Ana Cristina Leandro Da Silva. As concepções alternativas de alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre o fenômeno do efeito estufa. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Maringá. Paraná, Maringá, 2007.

LIMA, Everton. Covid-19: o papel estratégico da Comunicação do IFF/Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. Jun, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-o-papel-estrategico-da-comunicacao-do-iff/fiocruz. Acesso em: 22 dez 2020.

MENEGUETTI, Dionatas Ulises de Oliveira; FACUNDO, Valdir Alves. Vírus ser vivo ou não? Eis a questão. Revista de epidemiologia e controle de infecção, v.4, n.1, p.1-2, 2014. https://doi.org/10.17058/reci.v4i1.4148

MERHY, Thiago Saide Martins; SANTOS, Marcelo Gerra. Planta ou vegetal? As concepções alternativas dos alunos do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 2, p. 104-116, 2014. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/483 Acesso em: 22 dez 2020.

MOREIRA, Marcos Antônio. Teorias da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2006.

MOTA, Janine da Silva; Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.12, p.2-10, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/laura/Downloads/1106-Texto%20do%20artigo-5581-3-10-20191011.pdf Acesso em: 22 dez 2020.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto Enfermagem, v. 29, n.1, p.1-15, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106

OLIVEIRA, George Wilber de Bessa; JACINSKI, Lucas. Desenvolvimento de questionário para coleta e análise de dados de uma pesquisa, em substituição ao modelo Google Forms. Monografia (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Paraná, Ponta Grossa, 2017.

OLIVEIRA, Noalixon Faustino De. Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências biológicas), Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Campina Grande, 2014.

OLIVEIRA, Noalixon Faustino. Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia. Monografia (Licenciatura em Biologia), Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, Paraíba, 2014.

OLIVEIRA, Noalixon Faustino; AZEVEDO, Thamara de Medeiros; NETO, Luiz Sodré. Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 260-276, 2016. https://doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2031

OLIVEIRA, Silmara Sartoreto. Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados. Educar, v.26, n.1, 233-250, 2005. https://doi.org/10.1590/0104-4060.394

OLIVEROS, Paula Bergantin. et al. Concepções espontâneas sobre vírus dos alunos do 6º ao 9º ano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011. Atas ENPEC. Campinas, São Paulo: ABRAPEC, 2011.

PEIXOTO, Anyelle da Silva Pereira, BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro; SILVA, Clécio Danilo Dias da. A VACINA DA COVID-19: um tema para discutir aspectos da natureza da ciência no ensino médio." Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 27, p.819-836, 2022. http://dx.doi.org/10.21920/recei72022827819836

PIVATTO, Wanderley. Bactérias, vírus ou febre: os conhecimentos prévios dos alunos sobre saúde e combate a doenças. Revista de educação, ciências e matemática, v. 4, n. 3, p.1-14, 2014. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2262 Acesso em: 20 fev. 2022.

RODRIGUES, José Victor dos Santos; LINS, Ana Carolina Araújo de Almeida. Possible impacts caused by the COVID-19 pandemic on children’s mental health and the role of parents in this scenario. Research, Society and Development, v.9, n.8, p.1-9, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6533

SANTIAGO, Jussara Freire de Azevedo; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de. Concepções de alunos do ensino médio sobre vírus e bactérias reveladas por desenhos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016. Anais CONEDU. Natal, Rio grande do Norte: Editora Realize, 2016.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MORAES, Mayara Salgado de; LIMA, Thatiana Helena. Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v.22 n.1, p.12-26, 2018. https://doi.org/10.1590/2175-35392018012208

SANTOS, Daniele Bezerra Dos. et al. Concepções alternativas e representações gráficas de alunos da educação básica sobre os crustáceos. Brazilian Journal Of Development, v. 4, n. 5, p. 3742-3756, 2019. https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1544

SANTOS, Daniele Bezerra Dos; DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo; SALES, Raiane Pereira. Concepções alternativas de estudantes de apicultura sobre abelhas e flores: um caminho para aprendizagem em biologia. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 15828-15840, 2019. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-152

SILVA, Gerlane de Santana et al. Microbiologia na percepção de estudantes do ensino médio: quais os desafios? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018. Anais CONEDU. Olinda, Pernambuco: Realize Editora, 2018.

SILVA, Yury Yzabella da; SILVA, Rafael Thiago Pereira da; CARVALHO-LEANDRO, Danilo de. Biotecnologia e vírus: avanços e aplicações na saúde humana. Revista Lumen, Recife, v.27, n.2, p.119-126, 2018.

YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Métodos de pesquisa. Ed. Penso LTDA, Porto Alegre, 2016.

ZOMPERO, Andréia de Freitas. Concepções de alunos do ensino fundamental sobre microorganismos em aspectos que envolvem saúde: implicações para o ensino aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências, v.4, n.3, p. 31-42, 2009. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/318 Acesso em: 20 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-28

Como Citar

Souza, A. R. de ., Silva, C. D. D. da, Gomes, M. J. P. de O., & Santos, D. B. dos . (2023). Vírus, saúde e pandemia: um estudo sobre as concepções alternativas de escolares do ensino fundamental . Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 27/10/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a49678

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)