Percepção das contradições vividas por sujeitos em uma escola do campo:

a biodiversidade como universo temático na mobilização de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50660

Palavras-chave:

educação do campo, ensino de ciências, investigação temática, intervenção didática

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de evidenciar a importância da percepção por parte dos sujeitos, em uma escola do Campo, sobre as contradições entre as políticas públicas e elementos identitários durante a vivência do processo de uma Investigação Temática Freireana (IT), que envolveu o universo temático da Biodiversidade. A investigação foi estruturada a partir de metodologia do tipo etnografia escolar com a técnica de observação participante, com utilização de gravação de áudio e imagens para o processo de elaboração, com a coparticipação dos estudantes do Ensino Médio regular noturno de uma escola do Campo do Município de Uberaba-MG, de uma intervenção pedagógica. Assim, foram identificadas cinco possíveis contradições figuradas como propostas de temas geradores: maus tratos na linha de produção, uso de agrotóxico, contaminação do solo pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, solo infértil e desigualdade social na distribuição de terra, utilizados para desenvolvimento da Intervenção Didática (ID).  Os resultados indicam a potencialidade de processos investigativos e problematizadores para a percepção de contradições e situações limite no contexto da escola do campo em estudo, além disso, como tais aspectos percebidos interferem no engajamento dos sujeitos, no processo de apropriação das noções envolvendo a biodiversidade local.

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Biografia do Autor

Cristiane Monteiro dos Santos, Secretaria Municipal de Educação Básica

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e especialista em Gestão Ambiental, pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba CESUBE, mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Área de conhecimento e interesse Educação, Educação do Campo, Ensino de Ciência, Investigação Temática Freireana (IT), Ecologia, Zoologia, Mastozoologia, Etologia, Educação Ambiental, Geologia, Paleontologia e Educação Formal e Informal, com ênfase em Comportamento Animal, Bem-estar Animal, Enriquecimento Ambiental, principalmente em Educação Ambiental e Museológica.  Professora concursada de Ciências da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes.  Professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PIBID- UFTM) e já atuei como supervisora do Programa Residência Pedagógica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). Também é líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC) e do coletivo em educação popular (CIMEAC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular; educação em ciências; educação ambiental; educação do campo; interculturalidade.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Santos, C. M. dos ., & Kato, D. S. . (2021). Percepção das contradições vividas por sujeitos em uma escola do campo: : a biodiversidade como universo temático na mobilização de saberes. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 552-574. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50660