Percepção das contradições vividas por sujeitos em uma escola do campo:
a biodiversidade como universo temático na mobilização de saberes
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50660Palavras-chave:
educação do campo, ensino de ciências, investigação temática, intervenção didáticaResumo
O presente artigo tem o objetivo de evidenciar a importância da percepção por parte dos sujeitos, em uma escola do Campo, sobre as contradições entre as políticas públicas e elementos identitários durante a vivência do processo de uma Investigação Temática Freireana (IT), que envolveu o universo temático da Biodiversidade. A investigação foi estruturada a partir de metodologia do tipo etnografia escolar com a técnica de observação participante, com utilização de gravação de áudio e imagens para o processo de elaboração, com a coparticipação dos estudantes do Ensino Médio regular noturno de uma escola do Campo do Município de Uberaba-MG, de uma intervenção pedagógica. Assim, foram identificadas cinco possíveis contradições figuradas como propostas de temas geradores: maus tratos na linha de produção, uso de agrotóxico, contaminação do solo pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, solo infértil e desigualdade social na distribuição de terra, utilizados para desenvolvimento da Intervenção Didática (ID). Os resultados indicam a potencialidade de processos investigativos e problematizadores para a percepção de contradições e situações limite no contexto da escola do campo em estudo, além disso, como tais aspectos percebidos interferem no engajamento dos sujeitos, no processo de apropriação das noções envolvendo a biodiversidade local.
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