O impacto do stress/saúde e qualidade de vida no desempenho docente: estudo comparativo entre Portugal e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Palavras-chave:

avaliação de desempenho docente;, stress;, saúde;, qualidade de vida;, motivação

Resumo

A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento para escolas e professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e a reflexão sobre a prática. Entendendo que o desempenho dos professores pode ser afetado por diversos fatores, este estudo teve como objetivo investigar o impacto do stress/saúde e qualidade de vida sobre a atividade docente. Para tal, foram realizadas entrevistas com 30 professores de duas instituições de ensino particular em Portugal e no Brasil. A partir das respostas, foram criadas categorias à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a maioria dos professores, 27 dos entrevistados, reconhece o impacto que o stress provoca em suas práticas e, sinaliza que o trabalho (nove professores) e a indisciplina dos alunos (14 professores) são os principais agentes desencadeadores de perda de qualidade de vida. Sendo assim, este estudo contribui para uma reflexão sobre a importância de se pensar estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Miguel Marques da Costa, Universidade de Lisboa/Externato Séneca, Lisboa

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), no CEFET/RJ. Licenciado em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Mestre em Ensino da Física e da Química, também pela Universidade do Porto. Pós-Graduação e Mestrado em Administração Escolar pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Professor das disciplinas de Física, Química e Ciências do Ambiente no terceiro ciclo do ensino básico (ensino fundamental) e no ensino secundário (ensino médio). Coordenador do Projeto Espaços Educativos Inovadores e Sala de Aula do Futuro e desenvolve investigação na área das novas metodologias de ensino. Embaixador Scientix, Comunidade para a Educação Científica na Europa, pela European Schoolnet em representação da Comissão Europeia. Embaixador Owlypia - The Intellectuals' Challenge. Microsoft Innovative Educator Expert (MIE Expert). Foi candidato finalista ao prémio Global TeacherPrize, um prémio internacional, promovido pela Fundação Varkey, reconhecido como o ?Nobel da Educação? para professores. 

Generosa do Nascimento, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa

Doutorada em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do ISCTE-IUL. É Diretora do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde e da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde do ISCTE Executive Education. As áreas de investigação são a Gestão de Serviços de Saúde e de Gestão Estratégica de Pessoas. Foi membro de Conselhos de Administração (ou assessora) e possui longa experiência em consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Serviços de Saúde e Mudança Organizacional em organizações, privadas, públicas e economia social, de diferentes setores de atividade.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Referências

AEDO, Raul; GARCIA, Pedro; FRADAGA, Elianis. El aprendizaje con el uso de las nuevas tecnologias de la información e las comunicaciones. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-9, 2001. https://doi.org/10.35362/rie2512912

ARAÚJO, Lilian Maria Badaró Ferreira; SOUSA, Rosânia Rodrigues de. O adoecimento psíquico de professores da rede pública estadual: perspectiva dos docentes. XXXVIII Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_GPR2266.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

ARONSSON, Gunnar; SVENSSON, Lennart; GUSTAFSSON, Klas. Unwinding, recuperation and health among compulsory school and high school teachers in Sweden. International Journal of Stress Management, v. 10, p. 217-234, 2003. https://doi.org/10.1037/1072-5245.10.3.217

ARRANCA, Agostinho. Inevitabilidade ou Estratégia?. In: FIALHO, Isabel; VERDASCA, José; CID, Marília e FAVINHA, Marilia (orgs.), Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas. Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, pp. 235-252, 2014. Disponível em https://www.rdpc.uevora.pt/handle/10174/11930 Acesso em: 1 ago. 2020.

BARDIN, Laurence. L’ Analyse de contenu. Editora: Presse Universitaires de France, 1977.

BENMANSOUR, Naima. Job satisfaction, stress and coping strategies among Moroccan high school teachers. Mediterranean Journal of Educational Studies, v. 3, p. 13-33, 1998. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/83022488.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

BRUM, Liliani; AZAMBUJA Cati; REZER João. Qualidade de vida dos professores da área de ciências em escola pública do Rio Grande do Sul. Trabalho Educação e Saúde, v. 10, n. 1, p. 125-145, 2012. https://doi.org/10.1590/S1981-77462012000100008

CHAPLAIN, Roland P. Stress and psychological distress among trainee secondary teachers in England. Educational Psychology, v. 28, p. 195-209, 2008. https://doi.org/10.1080/01443410701491858

CORREIA, Tânia; GOMES, António Rui; MOREIRA, Susana Maria do Nascimento Horta. Stress ocupacional em professores do ensino básico: Um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais. In C. Nogueira, I. Silva, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Sampaio, M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa: Associação Portuguesa da Psicologia, p. 1477-1493, 2010. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/55611229.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

COSTA, Maria Luísa Henriques. Stress docente e hábitos de vida. Tese de Mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011. Disponível em https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9090/1/ulfpie044661_tm.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

COSTA, Pedro Miguel Marques da. A Avaliação de Desempenho Docente no Ensino Particular e Cooperativo, em Portugal e no Brasil – Estudo de caso. Dissertação de Mestrado. ISCTE – Instituto Universitário da Universidade de Lisboa, 2019. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/19707/1/Master_Pedro_Marques_Costa.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

COSTA, Pedro Miguel Marquesa da; ROCHA, Marcelo Borges. A utilização do CBRTM nas aulas de Física – uma abordagem ao movimento. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, n. 25, p. 1-13, 2018. Disponível em http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/07/Art3-vol.25-Junho-2018.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

CRUZ, José Fernando. Stress e crenças irracionais nos professores, 1989. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/21930 Acesso em: 1 ago. 2020.

DANIELS, Jeffrey A.; BRADLEY, Mary C.; HAYS, Mary. The impact of school violence on school personnel: Implications for psychologists. Professional Psychology: Research and Practice, v. 38, n. 6, p. 652-659, 2007. https://doi.org/10.1037/0735-7028.38.6.652

ESTRELA, Maria Teresa. Viver e Construir a Profissão Docente. Porto: Porto Editora, 1997.

FERREIRA, Mário César; FERREIRA, Amarílio Jr. Sindicalismo, saúde e segurança no trabalho: Desafios na escola pública Brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 433-446, 2012. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.219

FRASQUILHO, Maria Antónia; GUERREIRO, Nuno. Stress, Depressão e Suicídio. Lisboa: Coisas de Ler Edições, 2009.

GOMES, António Rui et al. Stress, avaliação cognitiva e burnout: Um estudo com professores do ensino superior. Revista Sul Americana de Psiciologia, v. 1, n. 1, p. 6-26, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2318-650X2013000100002 Acesso em: 1 ago. 2020.

JARDIM, Renata; BARRETO, Sandhi; ASSUNÇÃO, Ada. Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Caderno Saúde Pública, v. 23, n. 10, p. 2439-2461, 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001000019

KYRIACOU, Chris; SUTCLIFF, John. Teacher stress: a review. Educational Review, p. 229-306, 1997. https://doi.org/10.1080/0013191770290407

MARCHETTI, Júlia Rossetto; BUSNELLO, Grasiele Fátia; KOLHS, Marta. Agravos à saúde do professor relacionado ao trabalho: revisão de literatura. Revista UNINGÁ Review, v. 25, n. 3, p. 71-74, 2016. Disponível em https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782 Acesso em: 1 ago. 2020.

MIRANDA, Julio K.; CASAGRANDE, Juliane; ALVES, Mirela; BORTELLA, Bruna; OLIVEIRA, Tiane M.; STURMER, Giovani. Estretágia de Saúde voltada a qualidade de vida de professores, comunicação apresentada no XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Brasil, 2012.

NASCIMENTO, Generosa; PEREIRA Alexandra. A gestão e avaliação de desempenho, Gestão de Recursos Humanos para Gestores. Lisboa: Editora RH, 2015.

NEVO, Davi. School-based evaluation: A dialogue for school improvement. Oxford: Pergamon, 135, 1995.

NOGUEIRA, Flávia Maria de Barros; LAMBERTUCCI, Antonio Roberto. O SNE e o cuidado com a saúde para a valorização do educador. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 355-364, 2012. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.215

PINTO, Alexandra Marques. Burnout profissional em professores portugueses: Representações sociais, incidência e preditores. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2000. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/11328 Acesso em: 1 ago. 2020.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1999.

ROGERSON, Jemma; DOOD, Barbara. Is there an effect of dysphonic teachers voices on children’s processing of spoken language. J Voice, v. 19, n. 1, p. 47-60, 2005. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2004.02.007

ROYER, Égide. What Galileo knew: School violence, research, effective practices and teacher training. Journal of Educational Administration, v. 41, p. 640-649, 2003. http://dx.doi.org/10.1108/09578230310504634

SANN, Uli. Job conditions and wellness of German secondary school teachers. Psychology and Health, v. 18, p. 489-500, 2003. http://dx.doi.org/10.1080/08870440308134

SEBARROJA, Jaume. A aventura de inovar - A mudança na escola. Coleção Currículo, Políticas e Práticas, Porto: Porto Editora, 2001.

TOSTES, Maiza Vaz; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de; SILVA, Marcelo José de Souza e; PETTERLE, Ricardo Rasmussen. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 87-99, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/wjgHn3PzTfsT5mQ4K8JcPbd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 1 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Costa, P. M. M. da, Nascimento, G. . do, & Rocha, M. B. (2022). O impacto do stress/saúde e qualidade de vida no desempenho docente: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(1), 175-195. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2