O impacto do stress/saúde e qualidade de vida no desempenho docente: estudo comparativo entre Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982Palavras-chave:
avaliação de desempenho docente;, stress;, saúde;, qualidade de vida;, motivaçãoResumo
A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento para escolas e professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e a reflexão sobre a prática. Entendendo que o desempenho dos professores pode ser afetado por diversos fatores, este estudo teve como objetivo investigar o impacto do stress/saúde e qualidade de vida sobre a atividade docente. Para tal, foram realizadas entrevistas com 30 professores de duas instituições de ensino particular em Portugal e no Brasil. A partir das respostas, foram criadas categorias à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a maioria dos professores, 27 dos entrevistados, reconhece o impacto que o stress provoca em suas práticas e, sinaliza que o trabalho (nove professores) e a indisciplina dos alunos (14 professores) são os principais agentes desencadeadores de perda de qualidade de vida. Sendo assim, este estudo contribui para uma reflexão sobre a importância de se pensar estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos professores
Downloads
Referências
AEDO, Raul; GARCIA, Pedro; FRADAGA, Elianis. El aprendizaje con el uso de las nuevas tecnologias de la información e las comunicaciones. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-9, 2001. https://doi.org/10.35362/rie2512912
ARAÚJO, Lilian Maria Badaró Ferreira; SOUSA, Rosânia Rodrigues de. O adoecimento psíquico de professores da rede pública estadual: perspectiva dos docentes. XXXVIII Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_GPR2266.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.
ARONSSON, Gunnar; SVENSSON, Lennart; GUSTAFSSON, Klas. Unwinding, recuperation and health among compulsory school and high school teachers in Sweden. International Journal of Stress Management, v. 10, p. 217-234, 2003. https://doi.org/10.1037/1072-5245.10.3.217
ARRANCA, Agostinho. Inevitabilidade ou Estratégia?. In: FIALHO, Isabel; VERDASCA, José; CID, Marília e FAVINHA, Marilia (orgs.), Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas. Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, pp. 235-252, 2014. Disponível em https://www.rdpc.uevora.pt/handle/10174/11930 Acesso em: 1 ago. 2020.
BARDIN, Laurence. L’ Analyse de contenu. Editora: Presse Universitaires de France, 1977.
BENMANSOUR, Naima. Job satisfaction, stress and coping strategies among Moroccan high school teachers. Mediterranean Journal of Educational Studies, v. 3, p. 13-33, 1998. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/83022488.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.
BRUM, Liliani; AZAMBUJA Cati; REZER João. Qualidade de vida dos professores da área de ciências em escola pública do Rio Grande do Sul. Trabalho Educação e Saúde, v. 10, n. 1, p. 125-145, 2012. https://doi.org/10.1590/S1981-77462012000100008
CHAPLAIN, Roland P. Stress and psychological distress among trainee secondary teachers in England. Educational Psychology, v. 28, p. 195-209, 2008. https://doi.org/10.1080/01443410701491858
CORREIA, Tânia; GOMES, António Rui; MOREIRA, Susana Maria do Nascimento Horta. Stress ocupacional em professores do ensino básico: Um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais. In C. Nogueira, I. Silva, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Sampaio, M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa: Associação Portuguesa da Psicologia, p. 1477-1493, 2010. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/55611229.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.
COSTA, Maria Luísa Henriques. Stress docente e hábitos de vida. Tese de Mestrado. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011. Disponível em https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9090/1/ulfpie044661_tm.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.
COSTA, Pedro Miguel Marques da. A Avaliação de Desempenho Docente no Ensino Particular e Cooperativo, em Portugal e no Brasil – Estudo de caso. Dissertação de Mestrado. ISCTE – Instituto Universitário da Universidade de Lisboa, 2019. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/19707/1/Master_Pedro_Marques_Costa.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.
COSTA, Pedro Miguel Marquesa da; ROCHA, Marcelo Borges. A utilização do CBRTM nas aulas de Física – uma abordagem ao movimento. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, n. 25, p. 1-13, 2018. Disponível em http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/07/Art3-vol.25-Junho-2018.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.
CRUZ, José Fernando. Stress e crenças irracionais nos professores, 1989. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/21930 Acesso em: 1 ago. 2020.
DANIELS, Jeffrey A.; BRADLEY, Mary C.; HAYS, Mary. The impact of school violence on school personnel: Implications for psychologists. Professional Psychology: Research and Practice, v. 38, n. 6, p. 652-659, 2007. https://doi.org/10.1037/0735-7028.38.6.652
ESTRELA, Maria Teresa. Viver e Construir a Profissão Docente. Porto: Porto Editora, 1997.
FERREIRA, Mário César; FERREIRA, Amarílio Jr. Sindicalismo, saúde e segurança no trabalho: Desafios na escola pública Brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 433-446, 2012. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.219
FRASQUILHO, Maria Antónia; GUERREIRO, Nuno. Stress, Depressão e Suicídio. Lisboa: Coisas de Ler Edições, 2009.
GOMES, António Rui et al. Stress, avaliação cognitiva e burnout: Um estudo com professores do ensino superior. Revista Sul Americana de Psiciologia, v. 1, n. 1, p. 6-26, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2318-650X2013000100002 Acesso em: 1 ago. 2020.
JARDIM, Renata; BARRETO, Sandhi; ASSUNÇÃO, Ada. Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Caderno Saúde Pública, v. 23, n. 10, p. 2439-2461, 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001000019
KYRIACOU, Chris; SUTCLIFF, John. Teacher stress: a review. Educational Review, p. 229-306, 1997. https://doi.org/10.1080/0013191770290407
MARCHETTI, Júlia Rossetto; BUSNELLO, Grasiele Fátia; KOLHS, Marta. Agravos à saúde do professor relacionado ao trabalho: revisão de literatura. Revista UNINGÁ Review, v. 25, n. 3, p. 71-74, 2016. Disponível em https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1782 Acesso em: 1 ago. 2020.
MIRANDA, Julio K.; CASAGRANDE, Juliane; ALVES, Mirela; BORTELLA, Bruna; OLIVEIRA, Tiane M.; STURMER, Giovani. Estretágia de Saúde voltada a qualidade de vida de professores, comunicação apresentada no XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Brasil, 2012.
NASCIMENTO, Generosa; PEREIRA Alexandra. A gestão e avaliação de desempenho, Gestão de Recursos Humanos para Gestores. Lisboa: Editora RH, 2015.
NEVO, Davi. School-based evaluation: A dialogue for school improvement. Oxford: Pergamon, 135, 1995.
NOGUEIRA, Flávia Maria de Barros; LAMBERTUCCI, Antonio Roberto. O SNE e o cuidado com a saúde para a valorização do educador. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 355-364, 2012. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.215
PINTO, Alexandra Marques. Burnout profissional em professores portugueses: Representações sociais, incidência e preditores. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2000. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/11328 Acesso em: 1 ago. 2020.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1999.
ROGERSON, Jemma; DOOD, Barbara. Is there an effect of dysphonic teachers voices on children’s processing of spoken language. J Voice, v. 19, n. 1, p. 47-60, 2005. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2004.02.007
ROYER, Égide. What Galileo knew: School violence, research, effective practices and teacher training. Journal of Educational Administration, v. 41, p. 640-649, 2003. http://dx.doi.org/10.1108/09578230310504634
SANN, Uli. Job conditions and wellness of German secondary school teachers. Psychology and Health, v. 18, p. 489-500, 2003. http://dx.doi.org/10.1080/08870440308134
SEBARROJA, Jaume. A aventura de inovar - A mudança na escola. Coleção Currículo, Políticas e Práticas, Porto: Porto Editora, 2001.
TOSTES, Maiza Vaz; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de; SILVA, Marcelo José de Souza e; PETTERLE, Ricardo Rasmussen. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 87-99, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/wjgHn3PzTfsT5mQ4K8JcPbd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 1 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Miguel Marques da Costa, Generosa do Nascimento, Marcelo Borges Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.