Esperançar em tempos pandêmicos

a Beleza e a Educação Estética como direitos fundamentais da humanidade

Autores

  • Adrianne Ogêda Guedes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0001-5632-4539
  • Edilane Oliveira da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação RJ, Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0002-6422-4121
  • Michelle Dantas Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação, RJ, Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0002-8314-1903

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51035

Palavras-chave:

educação est´ética, formação docente, beleza, princípios freireanos, experiências

Resumo

O presente texto tem como mirada convocar que sonhemos e experimentemos uma Educação viva e orgânica que acontece pelo viés do corpo e dos sentidos, que prima pela beleza, pelo coletivo, que se propaga pela experiência, pelos movimentos democráticos e que a cada dia nos aproxima mais da utopia como processo de transformação da realidade. Para isso, nos conectamos aos fios dos princípios e conceitos Freirianos esparramados por suas diversas obras, entremeando-os ao conceito de Educação Estética (DUARTE JR., 2000), atrelado à beleza (HILLMAN, 2010; VECCHI, 2017; PERISSÉ, 2014) e entretecido pela experiência Larroseana, que convida os/as sujeitos/as a se integrarem ao que está ao redor. Atentas ao contexto de pandemia e do desgoverno que vivemos, pontuamos o quanto temos sido afetadas em nossas múltiplas dimensões, e agora, mais do nunca apostamos nos conceitos anteriormente citados - Educação Estética, experiência, beleza, sonhos - como direitos fundamentais à humanidade, que se configura complexa, heterogênea, plural, como alerta Krenak (2019). Buscamos construir utopias cotidianas no trabalho, nas instituições nas quais atuamos - na Educação Básica e na Universidade -, na pesquisa, na formação e na vida, primando pela coletividade, pelo ser ao invés de ter, pela boniteza, em um processo cíclico de conectar a realidade a partir de uma postura crítica. Assim sendo, o nosso texto é, primeiramente, um convite a criação e fortalecimento de Inéditos-viáveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UCAM), Mestre e doutora em Educação (UFF), Especialista em Alfabetização (UFRJ), Docência do Ensino Superior (UNIRIO) e Educação Infantil (PUC). Arte Educadora pelo Ateliê Hélio Rodrigues e formada em Expressão Corporal pela Escola Angel Vianna. Realizou 300 horas de formação em Hakomi Mindfulness-Centered Somatic Psychotherapy e 150 horas de treinamento Matrixworks. Atua como professora, coordenadora em instituições educativas há mais de 30 anos. Coordenadora do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É colaboradora dos grupos de pesquisa Fiar (UFF), CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis (UFRJ), GiTaKa (UNIRIO) e (CIMNE/CNPq/UFF). 

Edilane Oliveira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação RJ, Rio de Janeiro, RJ

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFRJ). Pesquisadora, desde 2013, do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Professora da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Educação Infantil). 

Michelle Dantas Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação, RJ, Rio de Janeiro, RJ

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro há 19 anos, ocupando atualmente a função de Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO e UERJ. 

Referências

BARROS, M de. Escova. In: BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

DUARTE JUNIOR, J F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: carta pedagógica e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 27. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020a.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020c.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 42. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020d.

GALLO, S. Para conjurar a vontade de normalidade. Evento ''VIDA COMO FORÇA CRIATIVA – educação e filosofia como potência do existir''. Canal do Instituto Racionalidades no YouTube, 2021. Disponível em: https://youtu.be/0IgxlRGIkZs. Acesso em: 10 de julho de 2021.

GUEDES, A O; FERREIRA, M D. Arte, estética e diálogo na Educação Infantil: registros invisibilizados e sentidos (des)sensibilizados. Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 3, p. 1051-1070, set./dez. 2018. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16481/pdf. Acessado em: junho de 2021.

HILLMAN, J. O pensamento do coração e a alma do mundo. Campinas, SP: Verus, 2010.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, A. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MACEDO, R. Formação de professores, educação online e democratização do acesso às redes. Congresso Virtual UFBA, Canal da TV UFBA no YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UD0KrPkHBiY&t=2s. Acesso em 22 de junho de 2021.

MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj, Rio de Janeiro, n. 32, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 12. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.

OSTETTO, L E. Esse in anima: formação docente em deslocamento. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2019.

PERISSÉ, G. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Temas & Educação)

REDIN, E. Boniteza. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SANTOS, B S; MENESES, Maria Paula P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, B S. O fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, B S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

TREZZI, C. Schiller e Freire: um olhar sobre a educação estética. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Campo Largo, v. 10, n. 1, p. 68-77, jul. 2011.

VECCHI, V. Arte e Criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Guedes, A. O. ., Silva, E. O. da, & Dantas Ferreira, M. (2021). Esperançar em tempos pandêmicos : a Beleza e a Educação Estética como direitos fundamentais da humanidade. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 709-728. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51035