Diálogos sobre Trabalho-Educação:
oficinas pedagógicas e prática reflexiva no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52514Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, educação profissional, trabalho, diálogo, oficinas pedagógicasResumo
Na perspectiva marxista, o trabalho é fator distintivo entre o ser humano e os animais. Ao projetar ações sobre a natureza, com o intuito de produzir a sua sobrevivência e a da comunidade, os homens ditos “primitivos” educavam-se, ou seja, aprendiam e ensinavam a partir das experiências diárias. Esse princípio educativo do trabalho se rompe quando a sociedade passa a se dividir em classes. Considerando a importância dessa discussão na Educação Profissional, foi realizada uma oficina pedagógica sobre a relação Trabalho-Educação com alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu. O encontro com os alunos se deu de forma remota. Para estimular o diálogo, foi usado um vídeo de curta-metragem. No final do encontro, que durou 60 minutos, foi solicitado aos estudantes um texto escrito no qual deveriam tecer considerações a respeito do tema abordado. Nesses relatos, que também serviram para a avaliação da oficina, os estudantes destacaram a importância daquele momento formativo e comentaram a relevância da escola para o futuro profissional. Merece destaque o bom nível de conscientização política dos estudantes ao perceberem a escola não como um espaço em que se repassam conhecimentos, mas de reflexão sobre a sociedade, com vistas à transformação
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2006.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 49. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CARA, D. O Programa “Escola Sem Partido” quer uma escola sem educação. In: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016. p. 42-48.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.
CIAVATTA, M. Trabalho-educação – uma unidade epistemológica, histórica e educacional. Trabalho Necessário, Niterói, v. 17, n. 32, p. 132-149, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/28306. Acesso em: 30 ago. 2021.
DAYRELL, J. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 ago. 2021.
FIORI, E. M. Prefácio - Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012. p. 11-26.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 17. ed., São Paulo: Paz e terra, 2015.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, não paginado, jan./jul. 1997a. Disponível em: www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/obras/artigos/6.html Acesso em: 28 ago. 2021.
FREIRE, P. O processo de alfabetização política. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, p. 19-30, jan./jul. 1997b. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/1126. Acesso em: 28 ago. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FRIGOTTO, G. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, G. G.; CIAVATTA, M. (Orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 11-27.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: Editora IFRN, 2012.
LARA, D. M.; MÉNDEZ, R. C. Alike. 2015. 1 vídeo (8 min). Publicado pelo canal Konfide Education. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K4Foovfdb-E. Acesso em: 30 ago. 2021.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. v. 1, t. 1. (Coleção Os Economistas).
MONTEIRO, H. R. S. et al. A importância das oficinas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Epistemologia e Práxis educativa, Terezina, v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/8915/5279 Acesso em: 30 ago. 2021.
OLIVEIRA, J. P.; COSTA, C. L. Desenvolvimento de projetos e(m) educação para a cidadania - o caso do programa de apoio à extensão do IFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7085. Acesso em: 28 ago. 2021.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Rio de Janeiro, Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v. 12, n. 32, p. 152-180. jan. abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2021.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2011.
SOUSA JÚNIOR, J. Omnilateralidade. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 284-287.
SOUZA, F. C. S.; ALBANO, V. D. A. Compre o seu futuro! o cenário atual da mercantilização da Educação Profissional no Brasil. Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 51, e8835, out./dez. 2019.
SOUZA, F. C. S.; COSTA JÚNIOR, J. G. B.; SOUZA, F. L. A reforma do Ensino Médio: uma ameaça à formação integrada?. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e0310212216, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/12216/10906/161227 Acesso em: 30 ago. 2021.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco das Chagas Silva Souza, Virgínia da Silva Moura Soares, Ana Paula Marinho de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.