Os estudos sobre Alfabetização Científica, com um olhar sobre a temática meio ambiente, nos anos iniciais do Brasil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a55072Palavras-chave:
revisão sistemática, alfabetização científica, meio ambienteResumo
O presente estudo consta de uma revisão sistemática e teve como objetivo investigar, na produção acadêmica nacional, como é retratada a alfabetização científica nos anos iniciais, bem como, verificar as formas de articulação entre AC e a temática meio ambiente. Utilizou-se como fonte de informações a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A busca foi realizada seguindo as diretrizes previstas no Manual da Cochrane Collaboration (2011). Como resultado tivemos 127 artigos encontrados e após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão foram selecionados 20 trabalhos, relacionados com os descritores “Alfabetização Científica”, “Anos iniciais” e “Ensino de Ciências”. Empregou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016) de onde emergiram categorias com foco nos docentes, nos estudantes e em documentos orientadores. Constatou-se que as pesquisas voltadas para a AC ainda carecem estudos voltados para os anos inicias. Além disso, a maior parte dos estudos tinham os alunos como foco do estudo, com predomínio das intervenções práticas. Quando o enfoque do trabalho estava nos docentes a maior parte dos artigos abordava as concepções que os mesmos possuem de AC. Já estudos sobre como a AC/ Meio ambiente é abordada nos documentos orientadores apontaram as lacunas e incoerências das políticas públicas. Devido a quantidade de menções (70% dos artigos avaliados), foi possível atrelar a temática meio ambiente a AC, visto que, os tópicos ambientais atuam como facilitadores do processo de alfabetização científica dos estudantes.
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