PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21023Abstract
Este trabalho apresenta uma metodologia para a formação do conceito científico de saúde no Ensino deCiências Naturais, fundamentada na visão histórico-cultural, tendo como principal referência os estudos
de Vygostsky (2000; 2001). Procuramos articular a fundamentação teórica a um conjunto de ações para
que os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental construam, com a contribuição da mediação
do professor, o conceito científico de saúde. A metodologia proposta é composta de cinco momentos:
tematizando o assunto; definindo o problema; buscando soluções para o problema; sistematizando
conceitos; e socializando os conceitos construídos. Com isso, a metodologia contempla desde a
exposição dos conhecimentos espontâneos pelos estudantes até a sistematização e socialização dos
conhecimentos científicos. Buscamos especificar a atuação do professor como mediador, e a participação
ativa do estudante na construção do conhecimento, apontando as possíveis contribuições para a melhoria
na prática pedagógica no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, concebendo o
ensino-aprendizagem em Ciências como um processo que leva à construção do conhecimento. Dessa
forma, procuramos contribuir para um Ensino de Ciência na perspectiva da construção de conhecimento,
em que estudante de forma dinâmica, crítica e participativa possa identificar as situações propostas pelo
professor; formular de perguntas, a fim de solucionar o problema; emitir hipóteses fundamentadas nos
conhecimentos disponíveis; dialogar entre diferentes áreas do conhecimento; e elaborar produções
científicas do trabalho realizado, socializando-as. No entanto, para que isto aconteça, é importante que o
professor tenha clareza que o planejamento das ações deve favorecer a autonomia dos estudantes para
elaborar e compreender os conceitos científicos de saúde, usando-os em sua vida cotidiana.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Saúde. Conceitos científicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.