AQUECIMENTO GLOBAL: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS APLICADA EM UM COLÉGIO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • DANIELE ARAÚJO UFF
  • MARIA BERNADETE DOS SANTOS UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21110

Resumo

O presente trabalho consiste na aplicação de uma proposta de metodologia de ensino de um tema transversal e interdisciplinar, O Aquecimento Global, em uma escola privada,
denominada Equipe 1, situada no bairro do Fonseca, Niterói, estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram questionários (objetivos e subjetivos), construção de
vídeos, recortes de jornais, debates, exposição, dinâmicas. Os resultados obtidos demonstraram que os docentes reconhecem a importância de trabalhar a Educação Ambiental na prática educativa. Entretanto, a dificuldade de desenvolver um trabalho
pautado nos princípios de transversalidade e  interdisciplinaridade se faz presente devido à falta de preparação dos profissionais para desenvolver esta temática. Já os alunos afirmaram que todas as disciplinas devem tratar o assunto, desenvolvendo atividades que ajudem a interpretar a realidade que os cerca. As respostas obtidas no questionário
final dos alunos foram muito satisfatórias mostrando que foram atingidos os objetivos do trabalho.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Aquecimento Global, interdisciplinaridade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-30

Como Citar

ARAÚJO, D., & SANTOS, M. B. D. (2010). AQUECIMENTO GLOBAL: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS APLICADA EM UM COLÉGIO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Ensino, Saude E Ambiente, 3(2). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21110

Edição

Seção

Artigos