A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Authors

  • Emerson Nunes da Costa Gonçalves - Instituto Federal do ES - IFES - Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - FAPES

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21176

Abstract

O presente artigo trata da utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia na elaboração de feiras de ciências, um recorte da pesquisa de mestrado, Estudo sobre as contribuições do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID”, para a formação inicial de discentes de licenciatura em Ciências Biológicas, à Luz da Pedagogia de Projetos, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT, do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. A investigação ocorreu numa escola pública estadual, em São Mateus, no estado do Espírito Santo, identificando-se no “Método de Projetos” uma forma eficaz na  elaboração de feiras de ciências, nas séries finais do ensino fundamental, no Ensino Básico, evidenciando-se na relação professor-aluno e nas especificidades do processo ensino-aprendizagem, autonomia oferecida aos alunos na elaboração do conhecimento, além da interatividade e aprendizado significativo que esse tipo de ação pode proporcionar em relação às formas tradicionais de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Emerson Nunes da Costa Gonçalves, - Instituto Federal do ES - IFES - Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - FAPES

Mestrando em Educação em Ciências e Matetmática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES; Graduado em Licencitatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com Especialização em "Ensino na Educação Básica" (UFES / 2011); Especialização em Docência do Ensino Superior (FIJ / 2007); Especialização em Cultura de tecidos vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA / 2004). Educador do quadro efetivo, concursado, da Prefeitura Municipal de S. Mateus (2005) e estadual (2006) do Espírito Santo, atuante como professor de Ciências, Biologia e Química, e na formação de professores de Ciência e Biologia. Com experiência em instituições particulares de ensino como professor de Ciências, Biologia e Química do Ensino Fundamental e Médio, cursos pré-vestibulares e na EJA (Educação de Jovens de Adultos). Áreas de interesse: Práticas e Métodos no Ensino de Ciências e Biologia; Educação Ambiental; Anatomia e Fisiologia Vegetal - micropropagação em meio de cultura.

Published

2014-07-13

How to Cite

Gonçalves, E. N. da C. (2014). A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21176