SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES BASEADAS EM ASPECTOS IMAGÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21554Abstract
O objetivo do presente estudo é analisar as representações imagéticas relacionadas à sexualidade presentes nos 10 livros didáticos de ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático/2014 (PNLD/2014). A recolha e análise de dados foi realizada com recurso à uma matriz analítica confeccionada pelos autores e fundamentada no modelo KVP (Clément, 2006), que preconiza que as variáveis conhecimento cientifico (K), valores (V) e práticas sociais (P) interagem entre si e influenciam na construção das concepções de cada indivíduo. Os resultados encontrados evidenciam que as representações imagéticas relacionadas à sexualidade não seguem, em grande medida, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Orientação Sexual, do edital PNLD/2014, nem os pressupostos da pesquisa em educação em ciências.
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